Jackeline Seglin
De Londrina
Uma professora pra lá de maluca, que transgride regras, adora brincar com os alunos e acaba arrumando muita confusão com o restante da escola por causa de seus métodos de ensino, modernos demais para a época. Essa história, escrita pelo cartunista Ziraldo, será contada em Londrina hoje e amanhã, às 16 horas, no Teatro Marista. A montagem de ‘‘Uma Professora Muito Maluquinha’’ é uma produção curitibana de Regina Vogue, com um elenco de sete atores e direção de Maurício Vogue.
O espetáculo estreou no 8º Festival de Teatro de Curitiba, em março. Depois de dois meses e meio em cartaz na capital paranaense, ‘‘Uma Professora Muito Maluquinha’’ inicia uma turnê pelo interior, como novo elenco. ‘‘Não mudamos nada para viajar com o espetáculo, a não ser alguns atores’’, explica Regina Vogue. A personagem principal agora é interpretada pela atriz Pagu, que se inspirou na professora maluquinha da sua vida – aquela que todo mundo teve – para compor a protagonista.
A montagem curitibana – uma homenagem a todas as professoras – conta a história daquela que revolucionou a didática de sua escola. ‘‘Ela aplicava uma educação diferenciada e moderna para a época. Isso muito em função da sua proximidade com os alunos. A professora busca trabalhar a arte-educação na sala de aula através de jogos, poesias e brincadeiras’’, comenta o diretor.
A ‘‘maluquinha’’ não tem o enfoque revolucionário somente dentro da escola, mas também na vida particular. ‘‘O modo como ela se comporta fora da sala de aula... é uma maluquinha mesmo’’, define Pagu. No final da história, a professora acaba fugindo com o boêmio da cidade. ‘‘É também uma história de amor. Ela parte em busca da sua felicidade’’, antecipa Maurício Vogue.
O diretor conta que o texto desta montagem é uma adaptação fiel à obra do autor, e diz respeito ao ano de 1945. ‘‘É o próprio Ziraldo contando a história da professora dele e de alguns amigos da época.’’
Apesar da abordagem escolar, Vogue avisa que o espetáculo é destinado a adultos e crianças. ‘‘Ele busca a criança existente dentro de cada espectador. Por isso fazemos teatro para crianças – e não teatro infantil. Todos temos uma criança dentro de nós’’, justifica Pagu.
‘‘Uma Professora Muito Maluquinha’’ também será apresentado em outras cidades: na terça-feira, no Teatro Calil Haddad, em Maringá; na quinta-feira, no Teatro Naura Rigon, em Pato Branco; e nos dias 15 e 16, no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão.
‘‘Uma Professora Muito Maluquinha’’, espetáculo teatral. Hoje e amanhã, às 16 horas, no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 241), em Londrina. Duração: 50 minutos. Texto: Ziraldo. Direção: Maurício Vogue. Adaptação: Cléo Busatto. Assistente de direção: Letícia Guimarães. Elenco: Pagu, Maureen Miranda, Karla Fragoso, Ivete Bozaski, Luiz Brambilla, Flávio Spegiorin e Rodrigo Ferrarini. Realização: Regina Vogue. Apoio: McDonald’s, Secretaria da Cultura de Londrina e Banestado. Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Curitiba. Ingressos a R$ 5,00 (antecipado) e R$ 8,00 (na hora).

mockup