Dia das Crianças é também sinônimo de diversão. Em Londrina, os pais podem embarcar ao lado da garotada em uma verdadeira maratona lúdica, que inclui desde Oficinas de Palhaço até um espetáculo sobre a História do Brasil. Confira as principais atrações do dia:
Descobrimento
Os 500 Anos de Descobrimento do Brasil são retratados no espetáculo ‘‘Era Uma Vez 500 Anos’’, que o Teatro Cultura apresenta hoje, a partir das 16 horas. A peça é voltada ao público infantil e vem sendo apresentada em escolas londrinenses. Pelo roteiro, circulam fatos marcantes da história nacional, como a Carta de Caminha, a Inconfidência Mineira e a libertação dos escravos, entre outros. Para cada tema existe um cenário. O espetáculo traz uma trilha sonora cantada pelos próprios atores e está aberto para o público em geral somente nesta apresentação. O Teatro Cultura fica na Rua Cuiabá, 39, ao lado do Pai, em Londrina.
Show circense
A criançada tem um programa especial hoje no Circo Stankowich, que está em sua última semana de apresentação em Londrina. Hoje, a partir das 10h30, haverá o espetáculo especial ‘‘Pokemón’’, com o grupo da TV Record de São Paulo. A apresentação será única e promete números com efeitos especiais.
Além do espetáculo, a programação normal do circo prossegue com espetáculos às 16, 18h30 e 21 horas. Os ingressos custam R$ 5,00, tanto para crianças quanto para adultos.
Para as crianças, as principais atrações do Circo Stankowich são os palhaços, além de uma grande variedade de animais como ursos, elefantes, tigres siberianos, lhamas, pôneis, macacos, camelos e guanacos.
Outro destaque são os trapezistas, que estão entre os melhores da América Latina, segundo a organização do Stankowich. Também se destaca o número ‘‘Pêndulo da Morte’’, uma estrutura com mais de 15 metros de altura que foi elaborada pela Nasa para treinamento de astronautas e, posteriormente, foi incorporada ao circo.
De origem romena, o Circo Stankowich vem de uma tradição de mais de 150 anos. A família Stankowich chegou ao Brasil em 1850 com animais amestrados, e desde então apresentam espetáculos de variedades por todo o País. O Circo Stankowich está ao lado do Shopping Catuaí, em Londrina.
Fábulas
Treze fábulas de Monteiro Lobato compõem, ao lado de 22 cantigas de roda, o espetáculo ‘‘Contadores de História’’, que a All Cia. de Teatro apresenta hoje e sábado, às 18h30, no Catuaí Shopping, em Londrina. Com um cenário reduzido e maleável, a peça pode ser adaptada a diversos ambientes, podendo ser encenada na rua ou em teatros. ‘‘Os atores contam e teatralizam as fábulas. Não é só para crianças, pois os pais vão relembrar as cantigas’’, comenta o diretor André Luís Lima. ‘‘Contadores de História’’ traz, no elenco, os atores Rogério Ferraz, Jaqueline Cavazzana, Fernanda Catai, Luís Cláudio Leite e Sérgio Mello. ‘‘É um espetáculo que exige muito da parte física e da capacidade do ator, nós contamos interpretando, somos narradores e personagens’’, ressalta o ator Rogério Ferraz. Hoje, também, a All Cia. de Teatro mostra ‘‘Contadores de Histórias’’ na empresa Grande Londrina, às 14 horas. Os interessados em agendar apresentações podem entrar em contato com o grupo pelo telefone (43) 9991-6428.
No Catuaí
Além das apresentações da All Cia. de Teatro, o Shopping Catuaí promove, até domingo, uma série de atividades para a garotada, dentro do evento ‘‘Semana da Criança 2000’’. Hoje, às 16, 17 e 18 horas, serão apresentados excertos do musical ‘‘Sonho de um Curumim’’, de Leninha Garcia. O espetáculo estréia no dia 22 no projeto Concertos Matinais, no Cine Teatro Ouro Verde. Outro destaque do Catuaí é ‘‘Palhaços – Esquetes’’, uma série de brincadeiras executadas por dois palhaços que circulam pelos corredores do Shopping. Na entrada principal, das 14 às 15h30 e das 16 às 17h30, será realizada a ‘‘Oficina de Palhaços’’, também voltada para o público infantil.