No próximo dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Uma data que abre caminhos para uma reflexão sobre a nossa relação com as plantas.

Nem sempre prestamos atenção nas árvores, mas elas fazem parte de nossas vidas em muito mais do que imaginamos. O escritor e ilustrador Shel Silverstein criou o livro ideal para essa reflexão: “A Árvore Generosa”.

Publicado originalmente em 1964, a obra se tornou um clássico da literatura infantil. Narra a história de uma árvore que amava um menino. E também a história de um menino que amava uma árvore.

Os dois vivem uma longa amizade que se transforma com o tempo. Quando criança, o menino passa todo o tempo com a árvore. Brinca com suas folhas, sobe em seu tronco, balança em seus galhos, come suas frutas e descansa em sua sombra. Juntos, árvore e o menino são felizes.

Mas o tempo passa e o menino cresce. Jovem, ele não deseja mais brincar com a árvore. Deseja comprar muitas coisas e se divertir com outras. Para isso precisa de dinheiro. Então a árvore oferece suas frutas para serem vendidas e convertidas em dinheiro.

O tempo continua passando e o jovem cresce mais. Adulto, não tem mais tempo de ficar na companhia da árvore. Ele precisa ter uma casa. E a amiga entrega seus galhos mais fortes para que uma moradia seja construída.

O tempo segue em frente e o adulto envelhece. Idoso, não tem mais atenção para a amiga, mas precisa de um barco. E a árvore oferta seu grande tronco para a fabricação de uma embarcação.

Em uma espécie de amor incondicional, a árvore se entrega totalmente ao amor pelo menino que se torna jovem, pelo jovem que vira adulto, pelo adulto que fica velho.

Uma árvore que se entrega toda e com tudo.

Ao longo das décadas, “A Árvore Generosa” ganhou várias edições por diferentes editoras. A mais recente foi publicada pela editora Companhia das Letrinhas.


Uma obra que narra a história de uma árvore que amava a existência de meninos.

SERVIÇO:

“A Árvore Generosa”

Autor – Shel Silverstein

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Fernando Sabino

Páginas – 64 (capa dura)

Quanto – R$ 74,90

mockup