Os fãs de Harry Potter ainda terão esse mês mais um bom motivo para ficar acordado até tarde. O último livro da série ''Harry Potter and the Deathly Hallows'', que em português se chamará ''Harry Potter e as Relíquias da Morte'', será lançado, em inglês, no próximo sábado em todo o mundo. Em Londrina, a chegada acontecerá à 00h01 de sábado, nas Livrarias Porto.
De acordo com a sub-gerente da loja em Londrina, Maria Márcio Magro, a livraria vai abrir as portas no primeiro minuto do dia 21, com algumas atividades para os fãs, como um ''Quiz'' sobre o universo Potter. ''A versão em português deve chegar apenas em novembro, mas muitas pessoas já compram em inglês mesmo, para matar a curiosidade. Só em pré-venda já temos mais de 50 exemplares comercializados'', afirmou a subgerente. No site de vendas on-line, Amazon, quase 1,6 milhão de cópias já foram compradas globalmente.
Mas a grande procura tem uma explicação, esse é o derradeiro capítulo da vida de Harry Potter, já que sua autora, J.K. Rowling, prometeu encerrar a saga no sétimo livro. Frente a isso, muitos especulam que Potter pode morrer nessa aventura, já que Rowling afirmou que, como nos dois últimos livros - que trouxeram a morte de personagens de destaque -, em as ''Relíquias da Morte'', dois personagens principais também morrerão.
A notícia já movimenta os fãs e uma iniciativa da rede britânica de livrarias Waterstone's lançou na internet (www.saveharrypotter.co.uk) uma petição com o título ''Save Harry'' (Salve Harry), com o intuito de persuadir a autora para que num futuro próximo, ela volte ao universo que a consagrou.
A iniciativa pode parecer inédita, mas não é, já que o autor britânico Sir Artur Conan Doyle, autor do célebre detetive ''Sherlock Holmes'', ressuscitou o personagem depois de inúmeros pedidos de seus leitores.(L.B.J.)

mockup