TV TAROBÁ COMPLETA 21 ANOS
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de fevereiro de 2000
Da Redação
Emissora conquistou credibilidade graças à boa programação e também equipamentos de alta tecnologia. Uma de suas marcas é a transmissão de importantes eventos esportivos para o Brasil e exterior
A TV Tarobá, retransmissora da Rede Bandeirantes com sede em Cascavel, completou este mês 21 anos. A emissora atinge a maioridade com uma importante marca: a prestação de serviços para um grande número de televisões brasileiras, com a transmissão de eventos esportivos no Brasil e Exterior. Prova dessa tecnologia foi mostrada durante os jogos do Pré-Olímpico de Futebol, em Londrina e Cascavel. A Tarobá gerou oficialmente as imagens para o Brasil e mais de 40 países.
A emissora foi fundada em 1º de fevereiro de 1979 pelo jornalista João Milanez, que hoje também tem como sócios Reni Muffato, Pedro Muffato, Jorge Luiz Guirado, Davi Muffato, Pedro Muffato Filho, Ederson Muffato, Everton Muffato e Hermínio Vieira.
Quando foi aberta a concorrência, Milanez entrou na disputa pela concessão, ganhou e montou a Tarobá em menos de dois anos, com investimento inicial de US$ 2 milhões.
A alavanca principal da emissora cascavelense sempre foi a programação local e regional, que hoje somam 30% da grade total. Entre os principais programas da Tarobá, o diretor-geral Jorge Guirado destaca o Vitrine (variedades), Olga Bongiovanni (que agora faz parte da programação nacional) e o Jogo Aberto (entrevistas e debates). Este último tem quase 20 anos e recebeu muita gente nesse tempo, diz Guirado. Ministros, candidatos à presidência da República e todos os candidatos ao Governo do Paraná nas eleições desse período, completa Milanez.
A Tarobá conquistou avanços importantes. A ampliação do espaço regional foi um deles, aponta Guirado, lembrando que a TV sempre brigou pelas causas da região. O conceito em termos nacionais de programação também elevou-se, mas a marca registrada veio com o fortalecimento da prestação de serviços. Primeira retransmissora da Rede Bandeirantes no Brasil, a Tarobá tem hoje um dos melhores equipamentos do País.
No Pré-Olímpico, quatro unidades externas inclusive uma digital foram disponibilizadas para o torneio em Londrina e Cascavel. As de Londrina geraram imagens para 47 países com 155 destinos diferentes, informa o técnico eletrônico Carlos Roberto Effting.
Em janeiro, a Tarobá adquiriu um equipamento para a unidade externa digital que opera em LSM (Live System Motion), um sistema para fazer replays sem que se perca a imagem seguinte. Esta unidade externa tem ainda câmeras broad casting (de alta performance), mesa de efeitos, videoteipes digitais e processamento digital. O projeto do carro foi desenvolvido pelo próprio Effting e montado no Brasil.
O principal projeto da Tarobá, de acordo com Jorge Guirado, é em seis meses operar via satélite, para melhorar a qualidade de recepção de imagens e ampliar o número de praças no Paraná. Outro objetivo da Tarobá é, em breve, se interligar com a TV Londrina. Além do estúdio em Cascavel, a retransmissora tem duas sucursais, em Foz do Iguaçu e Curitiba.
A maioridade da Tarobá chegou a Brasília. O deputado federal Hermes Parcianello, de Cascavel, registrou o aniversário em seu discurso na Câmara de Deputados no dia 1º. No pronunciamento, o deputado salientou que a televisão notabilizou-se não apenas pela qualidade de imagem e som, mas sobretudo pela valorização da programação regional, com um vigoroso e conceituado noticiário, e pelo enriquecimento da cultura e do folclore, prestigiando os artistas e profissionais locais.
Programação do Comboio
para o final de semana
HOJE
Apucarana: Ópera (noite), Música Popular (noite), Teatro (tarde ou noite)
Cambé: Dança (noite), Música Erudita (noite), Teatro de Bonecos (noite)
Jataizinho: Gente Criança (tarde ou noite), Teatro de Bonecos (tarde)
São Sebastião da Amoreira: Gente Criança (manhã)
Pitangueiras: Teatro (manhã)
AMANHÃ
Londrina:
Gente Criança, às 17 horas, no Catuaí Shopping
Teatro, às 17 horas, no Lago Igapó
Teatro de Bonecos, às 17h20, no Catuaí Shopping
Dança Magia, às 18 horas, no Lago Igapó
Ópera, às 18h10, no Catuaí Shopping
Música Popular, às 19 horas, no Lago Igapó
Música Erudita, às 19h15, no Catuaí Shopping