TV Brasil homenageia o cineasta Rogério Sganzerla
A programação reúne nove títulos que percorrem diferentes fases de sua filmografia
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de maio de 2026
A programação reúne nove títulos que percorrem diferentes fases de sua filmografia
Da Redação 

Na segunda-feira (4), data em que Rogério Sganzerla (1946-2004) completaria 80 anos, o Canal Brasil apresenta uma maratona especial dedicada ao diretor. A programação reúne nove títulos que percorrem diferentes fases de sua filmografia, com exibição contínua a partir das 20h. A maratona evidencia seu estilo autoral e sua contribuição para o cinema brasileiro.
A sessão começa com “O Bandido da Luz Vermelha”, que acompanha a trajetória de um criminoso que ganha notoriedade ao realizar uma série de assaltos em São Paulo, sendo constantemente perseguido pela polícia e pela imprensa. Em seguida, “O Signo do Caos” revisita a relação do cineasta Orson Welles com o Brasil durante a produção inacabada de um filme, abordando conflitos políticos e culturais. Já “Copacabana Mon Amour” retrata o cotidiano de personagens marginalizados no bairro carioca, explorando suas relações e tensões sociais.
Na madrugada de segunda para terça, “Abismu” apresenta uma narrativa fragmentada que mistura referências culturais e reflexões sobre arte e comportamento. Em “Isto É Noel Rosa”, a vida e a obra do compositor são revisitadas por meio de imagens e relatos que destacam sua importância para a música brasileira. O curta-metragem “Perigo Negro” traz uma trama policial envolvendo perseguições e conflitos em um contexto urbano.
A programação segue com o curta “A Linguagem de Orson Welles”, que investiga os processos criativos e a linguagem cinematográfica do diretor norte-americano. O curta “Brasil” propõe uma leitura crítica e histórica do país a partir dos bastidores da gravação do disco “Brasil”, de João Gilberto, de 1981. Encerrando a maratona, o curta “Histórias em Quadrinhos” reúne elementos visuais e narrativos inspirados nesse universo, explorando suas possibilidades estéticas no cinema.
* Com assessoria.


