Uma intensa programação, com muitos filmes e alguns especiais, marcam o Dia da Criança na TV a cabo.
O Canal Brasil reservou praticamente o dia inteiro para as crianças, usando algumas produções antigas mas bem adequadas à criançada. Começa logo às 8 da manhã com ‘‘As quatro chaves mágicas’’, adaptação de uma das histórias dos Irmãos Grimm. Produzido em 1973 o filme tem Daniel Filho, Emiliano Queiroz e Milton Gonçalves em seu elenco. Às 10 horas, o canal reexibe o sempre simpático ‘‘Meu pé de laranja lima’’, adaptação do livro de José Mauro de Vasconcelos, feito há 30 anos, com Aurélio Teixeira (que dirige e interpreta) e Júlio César Cruz. Depois de um clipe especial sobre o Dia da Criança, às 12 horas, o Canal apresenta, a partir de 14 horas, ‘‘O saci’’, única adaptação do livro do mesmo nome de Monteiro Lobato, feito em 1953, com Paulo Matosinho e Livio Nani. Segue-se, às 15h10m, outro especial, e às 16h30m vem outra adaptação de Lobato, ‘‘O picapau amarelo’’, também meio antigo (1973) com Carlos Imperial e José Carlos Arutin, entre outros, no elenco. À noite, tem mais: ‘‘Era uma vez...’’, a partir de 21 horas, outra história infantil, com Eduardo Felipe Penna e Oberdan Júnior, seguindo-se, às 23h30m, a comédia ‘‘Marcelo Zona Sul’’, com Stepan Nercessian e Françoise Furton, bem mais novo: o filme é de 1970.
Além dos filmes, especiais enfocam duas pessoas ligadas ao cinema e às crianças. Renato Aragão é tema de ‘‘Retratos Brasileiros’’, a partir das 13 horas, e Mussum (falecido membro do grupo dos Trapalhões, quase esquecido) é enfocado também em ‘‘Retratos Brasileiros’’, a partir das 20 horas.
A Rede Telecine também oferece filmes para as crianças. O Telecine 4 começa, às 9h45, uma série a que deu o nome de ‘‘12 horas muito animadas’’, que se abre com o desenho, feito para o cinema, ‘‘Os Jetsons’’. Às 11h10, a programação apresenta ‘‘O segredo do ratinho’’, seguindo-se às 12h20 o ‘‘Em busca do vale encantado’’, que tem na sequência (às 13h30m) ‘‘Em busca do vale encantado VI - o segredo do rochedo –’’. ‘‘Um conto americano 3 – O tesouro de Manhattan’’, é o desenho que será apresentado a partir de 14h50m e também às 16h15m. Às 17h40m será a vez do ‘‘Conto americano 4 – O mistério do monstro da noite’. Às 19 horas, mais um desenho, ‘‘Um Natal bom prá cachorro’’, e às 20h15 haverá a exibição de um quase clássico do desenho, ‘‘Formiguinhaz’’.
Logo depois, o Telecine 1 dá também sua contribuição, exibindo ‘‘Babe, o porquinho atrapalhado na cidade’’, enquanto o Telecine 4 deixa os desenhos animados para mostrar Arnold Scharzenneger como ‘‘Um tira no jardim de infância’’, a partir de 21h45m.