TV a cabo mostra filmes de Huston e Woody Allen
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de dezembro de 1996
Da Redacao 
A programação da TV por Assinatura reúne hoje três bons momentos de John Huston, Woody Allen e Luís Bunuel, diretores personalíssimos que fizeram escola com seus estilos.
John Huston começou no cinema esrevendo roteiros para Jack Werner nos anos 30, passando a dirigir apenas em 1941, com Relíquia Macabra, clássico que ajudou a deslanchar a carreira de Humphrey Bogart. Huston trouxe uma série de inovações para o cinema, principalmente quando resolveu filmar a vida de Toullouse-Lautrec usando lentes e filtros especiais.
O diretor, ainda hoje considerado um dos mais versáteis do cinema, foi responsável por Carta ao Kremlim, filme com Bibi Anderson e Richard Boone que estréia hoje na programação do Telecine, a partir das 16h30. O enredo da fita gira em torno de espiões americanos que procuram segredos que envolvem o regime comunista da China.
Woody Allen estreou no cinema como roteirista de O Que É Que Há Gatinha, já revelando um estilo que mescla comédia e diálogos introspectivos, que marcou o diretor por vários anos de sua carreira.
Em Interiores, que o Telecine mostra às 0h20, Allen mostra a influência recebida do diretor sueco Ingmar Bergman, fazendo um filme denso, com profundidade psicológica. O enredo gira em torno da separação de um casal. As coisas se complicam quando o marido revela que pretende se casar com outra mulher.
Já o diretor espanhol Luís Bunuel iniciou a carreira dividindo um curta metragem com o pintor surrealista Salvador Dali. A influência do estilo permaneceu nos filmes posteriores, inclusive em Esse Obscuro Objeto do Desejo, fita produzida na França em 1977 com Fernando Rey e Carole Bouquet que o Telecine leva ao ar à 1h55.
Esta foi a última produção do cineasta, e traz várias ironias que marcaram seu estilo: duas mulheres interpretam a mesma personagem e, na trilha sonora, está a radiotransmissão de uma notícia que revela a descoberta de um vírus misterioso.
Musicais A programação também destaca uma série de musicais para hoje. A Fox apresenta, às 22h30, Bob Marley em Concerto, especial que traz a última apresentação do papa do reggae, gravada em 1980. O show registra o clima de protesto e denúncia que costumavam marcar seus espetáculos.
No mesmo horário a Cultura exibe Heineken Concerts, destacando o grupo mineiro Uakti. O conjunto surgiu com a proposta de fazer música experimental e acabou conquistando a admiração de músicos como Paul Simon e Milton Nascimento. O show traz a participação especial de Flávio Venturini e Andy Summers.
E a MTV leva ao ar, às 23h15, as melhores cenas do Reading Festival, evento que reuniu bandas como Sonic Youth, Posies, Rocket From The Crypt, Rage Agains The Machine, Ashe e Garbage, entre outras. O VJ Fábio Massari esteve no encontro e entrevistou os convidados mais ilustres.
Seriados O Multishow está apostando no sucesso dos seriados e investiu pesado em novas atrações neste final de ano. Às 18 horas o canal exibe SOS Malibu, série sobre um grupo de salva-vidas da Califórnia que, além de enfrentar seus próprios problemas, ainda tem que resolver os pepinos alheios.
À partir das 21 horas o Multishow exibe também Um Caso de Polícia, seriado que traz romance e comédia com a história de uma mulher ambiciosa que não consegue intimidar seu companheiro. Outra novidade no canal é a série O Quarteto 90, às 21h30. O programa mostra um grupo de quatro amigos que dividem os problemas e a solidão com muito bom-humor.


