TURISMO DE AVENTURA - Cicloturismo e história no Litoral do Paraná
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Da Redação 
Para quem busca emoção e aventura, o Paraná reserva um roteiro que parte de Curitiba e vai até o histórico município de Morretes, utilizando meios de transporte não muito convencionais para quem viaja a lazer: trem e bicicleta. Pelo caminho, muita natureza e paisagens marcantes, como os casarios e igrejas de Morretes, que recontam a história dessa pacata cidade fundada em 1733.
O programa de dois dias - montado para quem não tem muito tempo e quer aproveitar o fim de semana para relaxar - promete espantar o ventinho frio desta época do ano (apesar do forte calor em algumas regiões), oferecendo em um primeiro momento uma viagem de trem pela Serra do Mar, de Curitiba a Morretes, na companhia da Mata Atlântica e toda a sua diversidade de fauna e flora. Um desfile de precipícios que promovem um misto de ''frio na barriga'' e encanto simultaneamente, sendo um deles na Ponte São João, que propicia a visão panorâmica da serra.
Na chegada a Morretes, a adrenalina que já está alta depois de tanta emoção a bordo do trem turístico tem uma parada premeditada - em virtude do almoço e tour pelo centro histórico de Morretes - para logo em seguida começar o trecho mais esperado: a visitação a sete vilarejos, tudo isso sobre duas rodas. As bicicletas entram em ação a partir desse momento e aí é ''pernas para que te quero'', como diria o ditado popular. São 32 quilômetros de trilhas (só no primeiro dia), num roteiro com rios, quedas d'água e uma ponte pênsil e muito com contato com o verde abundante.
Depois de tanto esforço e muita energia queimada é hora de descansar, afinal, é preciso reservar um pouco de resistência para o segundo dia. Isso mesmo. Esse foi só o primeiro dia de atividades.
Como a recompensa um jantar balanceado e o descanso merecido. No dia seguinte, mais 12 quilômetros de ciclismo e 30 minutos de caminhada para atingir o Salto Tombo D'água, uma cachoeira com 30 metros de altura para se refrescar e garantir energia para a volta. Pode ficar tranquilo, pois a volta é de trem.
Culinária - No roteiro está prevista a degustação do tradicional barreado, prato típico do Litoral do Paraná. A cidade de Morretes briga pela autoria do prato com Paranaguá e Antonina, mas dificilmente se chegará a uma conclusão sobre o tema. O prato que leva carne, arroz, banana, toucinho e farinha de mandioca conquista os paladares mais exigentes.
E quem quiser ir além, terá a possibilidade de saborear também frutos do mar. Ou seja, um programa imperdível.
O que levar - Calçados adequados para pedalar (confortáveis); roupas de banho; jaqueta de nylon ou similar; chapéu ou boné; protetor solar; repelente para mosquitos; e máquina fotográfica.
SERVIÇO
Pacote Morretes Cicloturismo, da BWT Operadora.
Duração: dois dias.
O que inclui: passeio de trem classe turísticas até Morretes, tour por Morretes, almoço em Morretes (barreado e frutos do mar), traslado até local do cicloturismo, seguro-atividade, condutor especializado, condutor especializado, jantar, hospedagem - pousada Trilha da Serra, café da manhã (segundo dia), retorno para Curitiba de trem em classe turística, guia especializado.
Valor para uma pessoa: a partir de R$ 355
Aluguel da bicicleta: R$ 40
Informações: (41) 3323-4007
Site: www.bwtoperadora.com.br


