Existem coisas que não temos coragem de dizer pessoalmente, como ''A minha dor é te ver por aí/Nessa leveza insustentável de ser/Foi olhar pra você''. Porém, cabem perfeitamente na voz de Tunai, cantor e compositor conhecido por emplacar muitos sucessos em trilhas de novelas. Com um exímio tradutor de sentimentos, como é o compositor, aí o recado pode ser ainda mais completo: ''Ah! Você me perdoa/Por não te esquecer/Só quero você''.
''Dom'' é o nome da música que Tunai compôs depois de ficar chapado com o filme ''A Insustentável Leveza do Ser'', direção de Philip Kauffman, inspirado no livro de Milan Kundera. Um sopro de paixão, que Tunai transformou em música, mas que sempre volta a emocionar o compositor, que tem cerca de 40 inéditas para lançar em quase 30 anos de carreira.
Irmão do também compositor João Bosco, Tunai é lembrado por ''Melô do Anjo que Caiu do Céu'' (''Frisson'') da novela ''Suave Veneno''. Ele também é autor de outras trilhas de sucesso, como ''Sintonia'' (Tititi), ''Sobrou Pra Mim'' (Fera Radical) ''Meu Amor'', versão de ''My Love'', de Paul MacCartney (Despedida de Solteiro).
Sobre essa preferência dos produtores musicais de novelas, o compositor diz que antigamente as músicas eram compostas para determinados personagens, como ''Nuvem Passageira'', de ''Casarão'' (1976), com um refrão que não se apaga para quem ouviu a interpretação de Guilherme Aquino.
Nunca faltaram intérpretes para as canções de Tunai, desde Gal Costa, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Fagner, Fafá de Belém, Belchior e Elis Regina, um capítulo importante na carreira do compositor, que fará um medley em homenagem à cantora.
Ele também é responsável por lançar alguns nomes da MPB, como Milton Nascimento, um dos parceiros de Tunai, e o próprio, no show ''As Aparências Enganam'', consagrada na voz de Elis.
O compositor lembra que há quatro anos lançou o CD ''Dança das Cadeiras'', com divulgação apenas na internet, apesar das críticas favoráveis.
No ano passado participou da gravação, no Morro da Urca , do DVD ''Um Barzinho, Um Violão Novela 70'', que reuniu de Zeca Pagodinho à Zélia Duncan e se prepara para as comemorações das três décadas de carreira em 2010.
''No show em Londrina vou apresentar algumas músicas que o público conhece e outras inéditas. Algumas compostas com gente como Chico Amaral, do Skank, resultado de uma relação bacana com gente da nova geração. Eu me sinto assim, um compositor que adora o que faz'', confessa.
Serviço
Quando - Hoje, às 22h
Onde - Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486)
Couvert - R$ 12

mockup