A 6ª Semana de Estudos de História do Paraná tem início hoje, às 17 horas, no Teatro Londrina, do Memorial de Curitiba. Numa promoção da Fundação Cultural de Curitiba e da Academia Paranaense de Letras, o encontro objetiva estimular o conhecimento desde as raízes da sociedade paranaense até questões ligadas à industrialização do Estado.
Durante a Semana de Estudos, das 17 horas às 19h30, o Teatro Londrina sedia palestras sobre temas de interesse de historiadores e estudantes, sob a orientação de estudiosos em assuntos paranaenses. Os participantes receberão certificados emitidos pela FCC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da Casa da Memória ou pelo telefone (043) 223-5376.
A palestra de abertura, amanhã, estará a cargo do escritor, advogado e doutorando em História Cultural pela USP, Luís Fernando Lopes Pereira. Em ‘‘Paranismo: O Paraná Inventado’’, Luis Fernando abordará a construção da identidade cultural do Estado, no período da 1ª República. Na sequência, Zulmara Clara Sauner Posse, doutora em Arqueologia pela USP e professora do Departamento de Antropologia da UFPR, falará sobre ‘‘A Ocupação do Território Xetᒒ, demonstrando que a ocupação do atual território paranaense ocorre desde 8 mil anos a.C.
Amanhã, Maria Tarcisa Silva Bega, doutoranda em Sociologia pela USP, debaterá sobre ‘‘A Primeira Geração de Literatos Paranaenses: Ideário e Polêmicas’’, mostrando a influência do grupo na formação de todas uma elite intelectual e política no Paraná. Depois, será a vez de Francisco Filipak, da Academia Paranaense de Letras. discutir a ‘‘Influência do Tropeirismo nos Falares Paranaenses’’.
O historiador e doutorando em História pela UFPR Marcelo Saldanha Sutil fala no dia 26 sobre ‘‘A Folha de Acanto dos Capitéis Coríntios: Ecletismo e Modernidade na Curitiba do Início do Século’’. Em seguida, Ricardo Costa de Oliveira, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, apresenta ‘‘Bandeirantes e Cristãos Novos no Paraná Colonial’’, resultado de pesquisas sobre a formação da classe dominante na região que atualmente á o Paraná.
No encerramento da Semana de Estudos, dia 27, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, doutora em Bioquímica, debaterá ‘‘A Universidade Federal do Paraná como Elemento Consolidador da Identidade do Estado do Paranᒒ. A última palestra será do escritor Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras, sobre o tema ‘‘O Perfil de Zacarias’’.
6ª Semana de Estudos de História do Paraná, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Largo da Ordem), de hoje ao dia 27, das 17 horas às 19h30. Inscrições gratuitas na Casa da Memória (Rua São Francisco, 319) ou pelo telefone: 223-5376.