TUDO SOBRE A IMAGEM FEMININA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de setembro de 2001
Francelino França<br> De Londrina 
A mulher ganha visibilidade a partir de hoje durante o I Encontro Internacional ''A Representação da Imagem Feminina'', que acontece na Universidade Estadual de Londrina. O tema geral do encontro interdisciplinar destaca diversos pontos de vista sobre a representação do universo feminino desde a antiguidade até os dias atuais, agrupando pensadores, artistas, professores das áreas de história, letras, artes plásticas, sociologia e psicologia.
Edna Salla, coordenadora do evento, destaca entre os assuntos abordados no encontro as palestras sobre o universo literário de autoria feminina e sobre os personagens femininos na literatura. Na área de ciências sociais, por exemplo, questões relativas às mulheres negras e preconceitos também serão debatidas.
Na programação do evento Maria do Amparo Maleval, professora da UERJ, fará a conferência de abertura, às 10h30, no anfiteatro maior do Centro de Ciências Humanas (CCH). Ela fala sobre a representações diabolizadas da mulher em textos medievais. Às 19h15, na sala 107, do CCH, a professora Cristina Melo, da Universidade de Coimbra, faz a palestra ''O Feminino em Florbela Espanca''. A solenidade de abertura oficial acontece às 21 horas, no anfiteatro do CCH. Flora Cavalcanti, Tutti Nunes, Célia Naimy, Lourdes Paiva e estão entre as artistas plásticas que vão expor suas obras, na Casa da Amizade, do Rotary Clube, a partir de hoje, às 22 horas.
Amanhã, o sheik Ahmad Saleh Mahairi, supervisor dos assuntos islâmicos no Brasil, faz palestra sobre a mulher árabe: crenças, costumes e comportamento. Entre os visitantes ilustres, além de mais de cem professores das principais universidades brasileiras, estarão o professor Pires Laranjeira, da Universidade de Coimbra e o diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, Lobato Faria.
O I Encontro Internacional se encerra no dia 29 de setembro com a conferência da professora Anne-Marie Spanoghe, das Universidades de Bruxelas e Gent, sobre os aspectos do espaço feminino em Virgínia Wolf, Simone de Beauvoir e alguns escritores europeus contemporâneos. O encontro tem a permissão da Comissão de Ética da Greve para ser realizado nas instalações da Universidade.


