Antônio Mariano Júnior
De Londrina
Nem é preciso ir até lá para saber o que é que a Bahia tem a oferecer, nos dias de hoje, em termos musicais. Outrora Caymmi, agora bundas e coreografias suspeitas. Antes Armandinho, Dodô e Osmar, atualmente trios elétricos e blocos movidos pela potente e absurda indústria do oba-oba. Mas sob o véu de grossos poros da axé-music, é possível vislumbrar e ouvir cantores e instrumentistas diferenciados que apesar de produzir cultura estão, infelizmente, fadados ao ostracismo.
Há coisa de três anos, o selo fonográfico ‘‘Sons da Bahia’’, pertencente à Secretaria Estadual de Cultura e Turismo daquele Estado, começou a trazer à tona o trabalho – popular e erudito – de alguns desses artistas. Até o momento foram lançados 19 discos, dos quais cinco foram escolhidos pela gravadora Warner para serem distribuídos nacionalmente.
E esse acordo gerou um pacote denominado ‘‘O Outro Lado da Bahia’’. Que traz os seguintes discos: ‘‘Assis Valente com Dendê [Diet]’’, ‘‘Confraria do Gordurinha’’, ‘‘Canto Gregoriano’’ (com os monges beneditinos do Mosteiro de São Bento da Bahia), além de ‘‘O Século XX Começou Assim’’ e ‘‘Ave-Marias’’, ambos da cantora lírica Andréa Daltro (veja matéria nesta página).
‘‘Foi uma ousadia a Warner abrir espaços para discos que não são tão comerciais’’ – admite Roberto Sant’Ana, consultor musical da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e o produtor de todos os discos do selo. ‘‘Eu teria colocado mais outros discos, mas respeito o critério de seleção, acho que o outro lado da Bahia está bem representado por enquanto’’ – complementa.
O pacote é interessantíssimo. Primeiro porque revela uma sonoridade baiana pouco difundida. E também porque traz ao grande público o trabalho de cantores e grupos cujos trabalhos são conhecidos – e olhe lá – apenas na Bahia. Aliás, tornar conhecidos determinados artistas – independente do gênero – é a filosofia do ‘‘Sons da Bahia’’.
‘‘Temos que fomentar o mercado e dar chance a pessoas que têm trabalhos interessantes. Nossa missão é dar o start para que o artista seja conhecido e, com isso, vá abrindo seu próprio caminho’’ – admite Roberto Sant’Ana, o responsável pelo aparecimento de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Tom Zé, Alcione, só para citar alguns.
‘‘Outro Lado da Bahia’’ traz dois discos tributos importantíssimos. Um deles é ‘‘Confraria do Gordurinha’’ que reúne 14 músicas (de um total de 44 colhidas por Roberto Sant’Ana) feitas por Waldeck Artur de Macedo, o Gordurinha. É dele, por exemplo, a clássica ‘‘Chiclete com Banana’’ (feita em parceria com Almira Castilho) que está no CD ao lado de outras canções menos conhecidas.
Para cantá-las, Gilberto Gil, o grupo Confraria da Bazófia e a boa cantora Marta Millani. A irreverência é a marca registrada das composições de Gordurinha. E um bom exemplo é a faixa ‘‘Orora Analfabeta’’ que conta a história de uma certa Aurora que escreve ‘‘saudade com c’’, fala ‘‘motocicreta’’ e sofre de problemas no ‘‘estrombo’’. Outro bom momento é Gilberto Gil cantando ‘‘Baianada’’, um sambaião com levadas de coco.
O outro disco-homenagem é de Assis Valente, mais conhecido como o compositor de ‘‘Brasil Pandeiro’’. Para interpretar canções feitas entre 1933 e 1951, o grupo Dendê Diet. O repertório foge do óbvio – embora lá esteja a saturada ‘‘Boas Festas’’ que recebeu uma roupagem digna de vinheta de final de ano da Rede Globo. É o único senão; no mais o disco é um apanhado vigoroso de Assis Valente. No total, Sant’Ana rastreou 134 canções do compositor.
Deste total, 15 entraram no disco. Entre as curiosidades, ‘‘Pão Duro’’ (1946), uma parceria de Assis Valente com Luiz Gonzaga. A música sacra também entrou na leva de ‘‘O Outro Lado da Bahia’’ através do canto gregoriano interpretado por Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento da Bahia. São peças de louvor a Deus e aos santos católicos existentes há 1500 anos. Resta agora esperar que os outros 14 títulos também lançados pela Sons da Bahia também sejam merecedores da atenção por ora dedicada pela gravadora Warner.

mockup