Trópico de Capricórnio é tradicional local de festas
Na Quebrada de Humahuaca, destaca-se também o povoado de Maimará, onde há uma extensão de franjas de cores sobre as montanhas, denominada ''A Palheta do Pintor''. Uma das principais atrações deste desfiladeiro é o Pucará de Tilcara, uma população fortificada construída pelos nativos omaguacas em épocas pré-colombinas.
É interessante visitar o povoado fortificado do Pucará e seu Jardim Botânico de Altura, sendo importante chegar até a denominada Garganta do Diabo para apreciar a quebrada em toda a sua extensão.
Esta fortaleza foi habitada há mais de 900 anos pelos índios omaguacas, sendo os tilcara os que montaram o pucará (fortaleza em idioma quéchua) de quase 8 hectares e em uma posição estratégica, sobre uma montanha a quase 80 metros acima do Rio Grande.
Em Huacalera vale a pena ver a igreja do século XVIII, de curiosas linhas, que conserva imagens antigas e pinturas da escola cuzquenha.
Nas cercanias se encontra um monólito que assinala o cruzamento da linha imaginária do trópico de capricórnio e um antigo relógio de sol, onde no dia 21 de junho se celebra o Inti Raymi (Festa do Sol), celebração de antiga tradição aymará que se faz no momento que inicia o solstício de inverno, para receber o novo ciclo agrícola. Também há festa no dia 21 de dezembro, no solstício de verão. Está localizada a 2.642 metros sobre o nível do mar.
Em Tumbaya, pequena vila às margens do Rio Grande, um antigo assentamento do povo indígena omaguaca, destaque para a igreja, construída em 1796. No seu interior de apenas uma nave sobressaem as pinturas Cristo dos Tremores e Jesus no Horto das Oliveiras, além das obras dos artistas da região e imagens da arte sacra popular. São tradicionais as festas em homenagem à Virgen de la Merced, no dia 24 de setembro, durante as quais se realiza uma feira de venda e troca de produtos regionais. (D.G.J.)
Informações pela Internet:
http://www.jujuy.gov.ar
http://www.argentour.com/mapas/jujuymap.html
http://www.secturjujuy.com.ar/turismo





