TROCA DE EXPERIÊNCIAS - Avós e netos na mesma sala de aula
Todo domingo, dona Satoko Ikeda, 78 anos, leva a neta, Gabriela, 9 anos, para a aula de japonês. Até aí, nada demais. Mas, chegando lá, a avó assiste à mesma aula que a neta, em uma turma composta essencialmente por avós e netos, totalizando cerca de 30 pessoas. As aulas acontecem no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim Bandeirantes. O espaço é emprestado pela Secretaria Municipal do Idoso para o Nakayoshi Kurabu, grupo da terceira idade que há um ano vem organizando as aulas.
As carteiras são colocadas lado a lado e organizadas em forma de U, ao redor do quadro-negro. Cada aluno tem acompanhamento individual dos dois professores voluntários. É por isso que cabem, em uma mesma turma, alunos com diferentes níveis de conhecimento do idioma. Assim, crianças aprendendo seus primeiros ideogramas e idosos treinando o shuji (arte da caligrafia) podem trocar experiências e conhecimentos. Os mais velhos ajudam as crianças com o japonês e as crianças também podem ensinar português para eles, observa Fukiko Okano, presidente da associação.
A pequena Gabriela ainda não ensinou nada em português para a bachan (avó, em japonês), mas diz gostar de tê-la como colega de turma. Ela estuda junto, me ajuda, sempre me ensina as coisas, comenta.
Nas aulas, dona Satoko aproveita para aprender tudo o que não pôde enquanto jovem, por ser a filha mais velha (ela precisava cuidar dos irmãos mais novos, hábito comum na comunidade japonesa). Mas nunca é tarde pra aprender. Também é bom pra conversar. É uma forma de não atrofiar a cabeça, justifica, acrescentando que dessa forma está se prevenindo do Alzheimer.
Apesar de todos os alunos serem japoneses ou descendentes, as aulas são abertas para qualquer pessoa que queira participar. O Centro de Convivência do Idoso fica na rua Serra Pedra Selada, 111.
● Símbolo gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato. Esse sistema de escrita originou-se na antiguidade, antes dos alfabetos
● Doença que provoca degenerações em partes do cérebro que controlam a memória, o raciocínio e a linguagem
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





