O jazz vai para a pista. O ''nu jazz'', a mais nova sensação das noites paulistanas, instala-se na programação de hoje do Festival. O DJ Bruno E., o trombonista Bocato e a cantora Patrícia Marx trazem a tendência para Londrina reunindo-se no palco da boate Amnésia. O show começa às 23 horas, logo após a apresentação de Maurício Takara.
M Takara, como é conhecido, toca bateria na banda paulistana de pós-rock Hurtmold, atração da edição passada do Festival. Já lançou dois álbuns-solo independentes. Além da bateria, toca vibrafone, trompete e guitarra. Atua ainda como programador fundindo elementos de música eletrônica, música ambient, minimalismo, dub e experimentalismos de post-rock.
Nos palcos, apresenta-se ao lado do guitarrista Fernando Cappi (codinome Chankas), companheiro de Hurtmold. O show é uma incógnita, já que seu percurso solo é completamente desconhecido por aqui. De São Paulo vem também o aguardado trio de atrações, que uniram suas experiências para animar pistas de dança.
O encontro de Bruno E. com Bocato é resultado do disco ''Lovely Arthur'', produzido pelo DJ e produtor, um dos pioneiros do ''nu jazz'', vertente de música eletrônica temperada com elementos jazzísticos. Bocato participou do CD ao lado de outros instrumentistas brasileiros de renome como o baterista Marco da Costa (co-produtor do primeiro CD da Maria Rita), o saxofonista Márcio Negri e o trompetista Reginaldo 16 (do grupo Funk Como Le Gusta).
O disco foi lançado no Brasil, Europa e Japão conquistando a crítica internacional. A revista inglesa Straight No Chaser, a mais importante publicação de jazz da Europa, o comparou às obras de John Coltrane e Pharoah Sanders, dois dos principais expoentes do chamado ''Espiritual Jazz''.
Bocato esteve em Londrina participando da primeira edição do Festival com a banda Jam Suburbana. Despontou no final dos anos 70 acompanhando Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Depois participou das gravações do show/disco ''Saudades do Brasil'', de Elis Regina. Mais tarde, intensificou a carreira de músico de apoio e de estúdio colaborando para artistas como Roberto Carlos, Rita Lee, Ney Matogrosso, Gal Costa e Zeca Baleiro.
Paralelamente, lançou discos por gravadoras independentes viajando com regularidade para o exterior. Nos últimos anos, aproximou-se cada vez mais da black music e de outros estilos musicais de apelo dançante. Foi o que ocorreu também com a cantora Patrícia Marx, cuja trajetória recente a filia ao ''nu soul'', uma mistura de clássicos de soul da década de 70 (Marvin Gaye, Curtis Mayfield, Al Green, etc) com os códigos contemporâneos da soul music vindos de Londres, Filadélfia , Detroit e NY.
Em seu show, ela mescla jazz, samba e bossa nova. No último sábado, apresentou-se no Brasília Music Master, festival que reúne nomes consagrados do jazz internacional como Chick Corea, Larry Coryell, Billy Cobhan, Robert Cray e Oleta Adams. Mas antes do ''nu jazz'' espalhar grooves pelos céus de Londrina, o Sem Palavras Trio abre a programação da noite tocando no Bar Valentino, a partir de 22 horas.

Serviço:
- Sem Palavras Trio. Horário: 22 horas. Local: Bar Valentino (Av. Bandeirantes, 61). Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
M. Takara, Bocato, Bruno E & Patrícia Marx. Horário: 23 horas. Local: Bar Amnésia (Rua Prefeito Faria Lima, 1.710). Ingressos: R$ 10,00 + 1 quilo de alimento não perecível e R$ 5,00 (para estudantes e aposentados) + 1 quilo de alimento.
Atenção: os alimentos deverão ser entregues na compra do ingresso no posto de venda, na loja Sonkey Video Som (Rua Souza Naves, 09).

mockup