Nelson Sato
De Londrina
As homenagens vêm em cascata. Sandra de Sá lançou há pouco um álbum só com músicas de Tim. Os Titãs regravaram ‘‘Gostava Tanto de Voc꒒, um dos maiores sucessos do cantor, em seu novo álbum de covers. E o Ira! também lembrou dele em seu novo disco, registrando uma versão de ‘‘O Que Me Importa’’.
Agora é a vez do canal pago Multishow prestar as honras ao artista com a exibição hoje, às 21h30, do especial ‘‘Tributo a Tim Maia’’. O programa foi gravado em agosto na casa de espetáculos Metropolitan, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 21 cantores e compositores.
O elenco reunido é eclético. Um dos destaques é o dueto entre Leni Andrade (velha amiga de Tim) e Ed Motta (sobrinho dele) em ‘‘Reencontro’’ e ‘‘These are The Songs’’. Esta última música foi a primeira que ele gravou, cantando a convite de Elis Regina no álbum dela de 1970.
Além de dividir o palco com Leni Andrade, Ed Motta também faz uma apresentação acústica de ‘‘Azul da Cor do Mar’’. Entre os demais convidados marcam presença Jorge Benjor (‘‘Do Leme ao Pontal’’), Luiz Melodia (‘‘Gostava Tanto de Voc꒒), Sandra de Sá (‘‘Somos América’’), Alcione (‘‘Réu Confesso’’), Planet Hemp (‘‘Acende o Farol’’), Cláudio Zolli (‘‘Voc꒒), Pedro Camargo Mariano (‘‘Descobridor dos Sete Mares’’), Toni Garrido, do Cidade Negra (‘‘Pede a Ela’’), Marcelo Falcão, do Rappa (‘‘Eu Amo Voc꒒), Seu Jorge, do Farofa Carioca (‘‘Coroné Antônio Bento’’), Banda Vitória Régia (‘‘Sossego’’), Nocaute (‘‘Hip Hop do Tim Maia’’) e Léo M., filho de Tim (‘‘Cristina’’).
Tim Maia morreu há 1 ano e meio. Foi o principal nome do soul à brasileira, sendo responsável pela coloração ‘‘black’’ que distinguiu a jovem guarda do modelo ‘‘iê-iê-i꒒. Legou um repertório impagável de canções de amor partido. Influenciou gerações com suas três dezenas de discos, desenvolvendo uma trajetória acidentada que forneceria páginas e páginas para uma monumental biografia na qual não faltariam brigas com gravadoras, envolvimento com drogas pesadas, declarações polêmicas e displicência na condução dos compromissos profissionais.
Depois do especial televisivo, a gravação do show-tributo será transformada em CD pela gravadora Som Livre, que deverá lançá-lo em dezembro. Além dos participantes do espetáculo, o disco – e também o programa do Multishow – vão incluir registros de estúdio de gente como Marisa Monte, uma amiga do cantor e que já gravou uma versão de ‘‘Chocolate’’ em seu disco de estréia e vivia cantando nos shows ‘‘Não Quero Dinheiro, Só Quero Amor’’. Marisa aparece no especial de hoje cantando ‘‘Festa de Santo Rei’’.