Voltar aos palcos de Londrina é reviver a nostalgia da infância. É, também, voltar para casa. Mas, sobretudo, apresentar ao público o sucesso que tem feito Thiago Arancam arrancar aplausos do mundo inteiro. Inclusive do tenor espanhol Plácido Domingo, de quem se tornou amigo. O concerto que Arancam realiza em Londrina no próximo sábado (9), a partir das 21h, no Teatro Marista, é um verdadeiro tributo ao trio formado por José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, no concerto “Voz e Piano”, acompanhado no piano pelo maestro e diretor musical Yacoce Simões.

O repertório vai da música erudita à popular, com destaque para grandes clássicos conhecidos mundialmente. Entre os sucessos, alguns que marcam gerações, como “My Way” e “New York, New York”, de Frank Sinatra. “O formato é mais intimista, voz e piano, e o repertório está bem diversificado, para realmente alcançar todos os públicos e gêneros musicais”, afirma Thiago Arancam, dono de uma voz poderosa e, hoje, considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, com apresentações em mais de 40 países pelo mundo.

A trajetória profissional de Thiago Arancam é marcada por importantes prêmios e a participação em grandes projetos. Bacharel em canto erudito pela Faculdade de Música Carlos Gomes, de São Paulo, já se apresentou nos principais teatros do mundo, com destaque para o Alla Scala (Milão), Ópera de Roma (Itália), Ópera Nacional de Washington (EUA), Ópera Estadual de Viena (Áustria), Deutsche Ópera de Berlim (Alemanha), Bolshoi (Moscou), além de inúmeras produções no Japão, Emirados Árabes, Malásia, Canadá, Espanha, França, Polônia, Letônia, Mônaco e Reino Unido. São mais de 700 apresentações ao redor do mundo.

No Brasil, subiu ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a montagem da ópera “Tosca”, de Puccini, e no Theatro Municipal de São Paulo encenou a Ópera Carmen, de Bizet. Além disso, protagonizou a versão brasileira de “O Fantasma da Ópera”, realizando 360 apresentações, sendo sua maior marca de execução em uma mesma obra. Outros destaques no país são para os projetos especiais em parceria com o pianista e maestro João Carlos Martins.

Leia a seguir a entrevista exclusiva que Thiago Arancam concedeu à Folha de Londrina:

Por que é especial voltar a cantar em Londrina?

Tenho uma relação muito especial com Londrina. É a cidade da minha infância, o lugar onde eu passei muitas férias de julho, junto com meu pai e a família dele. Meu pai mora em Londrina e tenho a cidade como minha segunda casa.

Qual a especificidade de realizar um concerto voz e piano? Foi preciso adaptar repertório?

Um concerto piano e voz é sempre uma ocasião para estar mais perto do público, tem um conceito intimista. O repertório é o mesmo, a mesma base da minha nova turnê “Tributo Três Tenores”, o que muda são as passagens de uma música para a outra.

Thiago Arancam: "Tenho um carinho muito especial pelo meu padrinho musical Plácido Domingo. Eu sou único brasileiro que venceu três prêmios no concurso Operalia, uma competição mundial de ópera idealizada por ele"
Thiago Arancam: "Tenho um carinho muito especial pelo meu padrinho musical Plácido Domingo. Eu sou único brasileiro que venceu três prêmios no concurso Operalia, uma competição mundial de ópera idealizada por ele" | Foto: Bruno Fioravanti/ Divulgação

Quais os motivos que o levaram à escolha desse repertório?

Esse repertório é baseado na minha trajetória musical ao longo desses anos de carreira. São músicas que me inspiraram e que fazem parte da memória afetiva do público. Canções imortalizadas nas vozes desses três grandes tenores, que são José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.

O que significa e representa homenagear José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo?

Os três tenores são grandes referências na minha construção musical e eu tenho um carinho muito especial pelo meu padrinho musical Plácido Domingo. Eu sou único brasileiro que venceu três prêmios no concurso Operalia, uma competição mundial de ópera idealizada por ele. E temos ainda outros inúmeros projetos que realizamos juntos mundo afora.

Você conhece Plácido Domingo? Que importância ele tem/teve na sua carreira e como foi essa experiência?

Plácido Domingo é um grande amigo, tanto na arte como na vida, uma fonte de inspiração e construção de carreira. Nos conhecemos em Valência, onde fui fazer um teste com ele e dali surgiu uma grande conexão e começamos uma relação de trabalho e amizade. Através dele tive a oportunidade de fazer a minha estreia nos Estados Unidos, em 2008, e logo em seguida as portas do mundo se abriram para minha carreira. É maravilhoso ter uma referência viva da arte que é o fio condutor da minha emoção como cantor.

Algum projeto novo sendo preparado?

Estou em turnê pelo Brasil com o espetáculo “Tributo Três Tenores”, que é uma homenagem a esse trio erudito que projetou a música clássica para o mundo. Estamos trabalhando também a agenda internacional e um novo projeto de duetos, com artistas que eu admiro. Uma novidade que iremos divulgar em breve.

SERVIÇO:

Thiago Arancam em Londrina

Local: Teatro Marista (Rua Cristiano Machado 240, Londrina)

Data: sábado (9), às 21h

Abertura do local: 20h

Classificação etária: Livre. Menores de 14 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.

Informações e vendas: Diskingressos