TRECHO DO LIVRO
Dar Bananas!
Mímica obscena, vetusta e plebéia, tradicional em Portugal, Espanha, Itália, França, com idêntica significação exibicionista e fálica. Manguito, dar manguito, apresentar as armas de São Francisco, dizem os portugueses, portadores do gesto para o Brasil.
Na Itália, far manichetto. Na Espanha, hacer un corte de mangas. Na França, informa A. Mitton: Une main à plat posée sur la saignée du bras: relève l'avant-bras, point serré. Signification ithyphallique. Très vulgaire et obscène. Bate-se com a mão no sangradouro do outro braço, curvando e elevando este, com a mão fechada.
O antebraço, oscilando, figura o membro viril. Também põem o antebraço na curva interna do outro. ''Adeus com a mão fechada'' é o punho cerrado, movimentando-o perpendicular. Bater no cotovelo, é a forma mais sintética. A inclusão da Banana é que constitui o made in Brazil. Milenar e clássica tradição oriental afirma a Banana ter sido a fruta tentadora do Paraíso, atraindo Eva pela forma. A maçã, de culturas sucessivas, seria inexistente. É um sinônimo de priápico no Brasil.





