Traços que se entrelaçam
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de abril de 2016
Marcos Roman<br>Reportagem Local 

A artista plástica e poetisa mineira Lee Kauê desembarca hoje em Londrina para participar da abertura da exposição "Drupismo e Suas Fases (Pintura.Desenho.Poesia.Poema)". A mostra, que pode ser visitada até o dia 3 de julho, no Sesc Cadeião Cultural, reúne 30 quadros e poemas produzidos por meio de uma técnica própria desenvolvida há 13 anos. A artista participa ainda de um bate-papo com o público às 19h30, integrando a programação do projeto "Café com o quê?".
No encontro, Lee pretende falar sobre a técnica batizada de drupismo, que não utiliza pincéis na produção inicial dos quadros. "É uma forma muito simples de pintura que pode ser feita por qualquer pessoa, com ou sem experiência na área. Basta jogar a tinta e deixar que ela escorra formando traços que se entrelaçam harmonicamente. Já na segunda fase, os espaços vazios são preenchidos com desenhos variados, ora engraçados, ora medonhos, ora traços e riscos comuns", explica.
Liz salienta que o método já havia sido adotado por outros artistas quando ela o descobriu de forma autodidata. "Comecei a pintar instintivamente há 13 anos. Quando fui pesquisar sobre o método, descobri que o artista Jackson Pollock entre as décadas de 40 e 50 desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernest, chamada 'dripping' (gotejamento) na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock também não usava pincéis", conta.
Outra característica do drupismo é a criação de um poema para cada quadro pintado. "Quando visitava exposições ainda na adolescência sentia falta de saber o que se passava com o artista no momento da produção dos quadros. Então resolvi escrever poesias autobiográficas que ajudassem a exprimir melhor meus sentimentos. Alguns desses poemas são escritos somente por mim e outros em parceria com a poetisa mineira Dicássia", esclarece.
Lee Kauê é o nome artístico da farmacêutica e poeta mineira Viviane Araújo de Lima. Nascida em Campos Gerais, interior de Minas Gerais, a artista plástica atualmente reside em Presidente Prudente (SP). Com 30 exposições na bagagem, Lee já teve seus poemas publicados em dois livros: "Retratos de um Pensar" (2000), e "Jujubas, Whisky, Sexo e Rusgas" (2010). "Minhas maiores fontes de inspiração literária são os textos da escritora Adélia Prado. Também me inspiro muito nos versos das canções de MPB que ouço. A música também influencia a produção dos meus quadros. Ouço muita música clássica quando estou pintando", relata.
Serviço
"Café Com o Quê?" e abertura da exposição "Drupismo e Suas Fases"
Quando Hoje, às 19h30. A mostra segue até 3 de julho
Onde Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Quanto - Gratuito


