Não basta só torcer, tem que cantar também. Por causa dessa possível máxima, muitos cantores e compositores estão entrando em campo, ou melhor, nos estúdios, para gravar músicas no ano de Copa do Mundo. A confiança de que o Brasil consiga sagrar-se hexacampeão faz surgir até dobradinhas improváveis como o cantor de funk MC Leozinho e o craque Ronaldinho Gaúcho que, juntos, gravaram uma música – o nome ainda não foi definido – que tem tudo para cair no gosto da galera. Até Latino não perdeu a oportunidade e vem trabalhando em rádio e programas de TV a sua ‘‘Gol de Placa’’
  O baiano Xanddy, vocalista da banda Harmonia do Samba, já está em plena divulgação de ‘‘Vai Brasil’’, que pode também transformar-se em hit verde-amarelo como aconteceu com ‘‘Poeira’’ (de Ivete Sangalo) e ‘‘Deixa a Vida me Levar’’ (na voz Zeca Pagodinho) na copa anterior. Outro baiano, o cantor e compositor Carlinhos Brow, através de ‘‘Faz 1’’, também se insinua como uma das vozes a embalar torcedores antes, durante e depois dos jogos do Brasil. Até a estréia da seleção, no dia 13 de junho contra a Croácia, outras músicas deverão surgir. Qual será a mais cantanda ou transformada em espécie de ‘‘hino’’ extra-oficial, ainda é cedo para apontar. Mas uma coisa é certa: torcer é bom, mas festejar cantando é bem melhor.

O funk é um gênero musical surgido no final da década de 60, nos Estados Unidos, com influências do rock e da soul music. É caracterizado pela percussão marcante e ritmo dançante. No Brasil, a explosão surgiu no final da década de 80 e de lá para cá sofreu transformações. Atualmente é marcado por batidas eletrônicas e letras, muitaz vezes, de qualidade duvidosa.


Cantor e compositor, Carlinhos Brown é também o líder da Timbalada, grupo de percussionistas. Com renome internacional, o músico é autor de sucessos como ‘‘Amor I Love You’’ (em parceria com Marisa Monte) e já foi gravado por grandes nomes como Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Desenvolve também vários projetos educacionais-musicais na Bahia.

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup