|
  • Bitcoin
  • Dólar
  • Euro
Londrina

LANÇAMENTO 5m de leitura Atualizado em 02/12/2021, 16:44

Tony Hara lança livro de reflexões sobre temas atuais

“Artes de viver|Velhas verdades”, que será lançado nesta quinta-feira (2) em Londrina, levanta reflexões sobre temas atuais a partir de ensaios sobre ensinamentos de antigos filósofos

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
O escritor Tony Hara costurando as páginas de seu novo livro "Artes de viver/Velhas verdades"
O escritor Tony Hara costurando as páginas de seu novo livro "Artes de viver/Velhas verdades" |  Foto: Marina Hara/ Divulgação
 

Durante a pandemia, Tony Hara se debruçou sobre seu projeto mais íntimo e pessoal. Inspirado no lema dos ambientalistas que para adiar o fim do mundo recomendam atitudes pautadas em menos ego e mais eco, o escritor, jornalista e historiador mergulhou em ensinamentos de filósofos antigos para buscar respostas a questões atuais baseadas na adoção de hábitos simples. As reflexões levantadas durante a pesquisa resultaram em dezessete ensaios que foram produzidos como se o autor estivesse escrevendo cartas a um amigo. Os textos estão reunidos no livro “Artes de viver|Velhas verdades”, que será lançado nesta quinta-feira (2), às 19 horas, no Sesc Cadeião Cultural. 

No livro que contou com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o autor extrai de pequenos episódios da vida dos filósofos antigos, as “velhas verdades” sobre a vida simples, serena e reta. Verdades que circulam há pelo menos 2500 anos, e que são conhecidas por todos atualmente, mas vividas por poucos. Reflexões sobre a amizade e a solidão, sobre a necessidade do silêncio e da discrição, sobre as diferentes técnicas de formação ou esvaziamento do ego.  

Na obra, Sócrates, Heráclito, Epicuro, Pirro dialogam com os sábios do Oriente, como Chuang Tzu, Lao Tsé e Bodhidharma. Não há uma comparação explícita entre as filosofias distantes. Tony Hara se ocupa em encontrar diferentes exemplos de transformação de si praticados ou prescritos pelos antigos pensadores. “O processo de transformação começa na preocupação que eles tinham em viver de acordo com os princípios de vida que escolheram, após longa reflexão. Não basta conhecer a verdade, o que dá trabalho é viver de acordo com o princípio verdadeiro escolhido. Nós, modernos, refletimos pouco, mas dizemos e compartilhamos inúmeros princípios de vida, como aquelas frases lindas que recebemos via WhatsApp ou Facebook. Mas a nossa preocupação em viver essas verdades lindas e elevadas é mínima”, conclui o autor sobre a temática abordada no seu sexto livro.  

O lançamento do livro “Artes de viver|Velhas verdades” faz parte do projeto “Café com quê?”, promovido pelo Sesc Cadeião Cultural. No evento, Tony Hara irá apresentar as principais ideias de sua nova pesquisa.   

Serviço: 

Lançamento do livro “Artes de viver|Velhas verdades”, de Tony Ohara 

Quando – Quinta-feira (2), às 19 horas 

Onde - Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52) 

Gratuito 

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM