- Como chegar
Viagem à Turquia e Jordânia são facilmente programadas. Estes países constam de pacotes turísticos comuns em agências. Normalmente, os pacotes programa as visitas, mas nada impede que se busque alternativas que fujam do convencional. Optar por um roteiro de arte é possível e não dá muito trabalho. O fundamental é conversar com um agente de viagem com bastante antecedência e explicar o que você quer conhecer. Uma viagem para este lado do mundo não fica muito barata, mas existem facilidades de pagamento na maioria das agências. O dólar paga tudo e é aceito em todo lugar. Só troque pela moeda local pequenas quantias.
- Documentação
Países do Oriente Médio exigem visto e vacina contra febre amarela de brasileiros. Os documentos devem estar sempre à mão. Nestes países, os estrangeiros são sempre convidados a apresentar o passaporte.
- Antes de embarcar
A primeira providência a fazer antes de afivelar as malas é ler um pouco sobre o islamismo. A viagem ficará mais enriquecedora.
Não se deixe intimidar por noticiários que exibem manchetes sobre conflitos no Oriente Médio. Tais fatos acontecem em setores localizados e os guias de turismo não vão expor ninguém ao perigo. No mais, as pessoas são cordiais e gostam particularmente dos brasileiros. A razão? O futebol, claro, nosso cartão de visitas no exterior.
6