Um dos destaques do festival será o show "Encontro de Divas", que reunirá no mesmo palco as cantoras Angela Maria e Simone Mazzer
Um dos destaques do festival será o show "Encontro de Divas", que reunirá no mesmo palco as cantoras Angela Maria e Simone Mazzer | Foto: Murilo Avesso/Divulgação



O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) chega à sua 38ª edição trazendo para a cidade grandes nomes da música erudita e popular. Músicos de diversas nacionalidades participam do evento que acontece entre os dias 16 e 28 de julho. Entre os destaques da grade artística estão o Quarteto Radamés Gnattali e Mônica Salmaso, que fará uma participação especial na apresentação da Osuel, além do show "Encontro de Divas", que reunirá no mesmo palco as cantoras Angela Maria e Simone Mazzer. As inscrições para os eventos da programação pedagógica, que contará com dezenas de cursos para crianças, jovens e idosos, serão abertas já na próxima segunda-feira, dia 11.

A programação artística do FIML será aberta no dia 16 de julho, primeiro dia do evento, com concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, e como convidada especial a cantora Mônica Salmaso. No dia 17, a música popular ganha destaque com o show "Encontro de Divas". No palco Angela Maria, que completou sete décadas de carreira no ano passado, se une à londrinense Simone Mazzer, apontada com a grande revelação da MPB nos últimos anos, em uma apresentação exclusiva para o festival.

LEIA TAMBÉM:

- Inscrições abertas para dezenas de cursos

O consagrado Clube do Choro de Brasília se apresenta no Teatro Crystal, no dia 19. A pianista russa radicada em Curitiba Olga Kiun, desembarca em Londrina e faz concerto no dia 20, executando Tchaikovsky e Chopin. No mesmo dia, o grupo All That Jazz, se apresenta no Teatro Ouro Verde com os renomados instrumentistas Sergio Reze, Glauco Sölter, Tiago Costa e André Siqueira.
O premiado maestro japonês e muito apreciado pelo londrinense, Daisuke Soga, retorna à cidade como professor do festival e regerá a Camerata do evento formada por convidados e jovens estudantes bolsistas em um concerto no dia 21 de julho, no Teatro Ouro Verde, referendando o entrelaçamento da grade pedagógica com a grade artística.

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresenta no dia 22, no Teatro Ouro Verde. Outra atração imperdível é a montagem de "A Dama das Camélias", clássico da dramaturgia mundial, de Duma Filho, que unirá a música de Chopin com o Ballet de Londrina, coreografia de Leonardo Ramos, ao piano Allan Duarte Manhas e direção artística de Marco Antonio de Almeida. O espetáculo terá duas récitas, dias 25 e 26 de julho. O Quarteto Radamés Gnattali é a atração do Teatro Crystal, no dia 26. A programação artística será encerrada em "grand finale" com a ópera "Carmen", de Bizet, que será executada pela orquestra do evento, regida por Soga e com direção musical de Kalinka Damiani, nos dias 27 e 28 de julho.

Um dos destaques do festival será o show "Encontro de Divas", que reunirá no mesmo palco as cantoras Angela Maria e Simone Mazzer
Um dos destaques do festival será o show "Encontro de Divas", que reunirá no mesmo palco as cantoras Angela Maria e Simone Mazzer | Foto: Murilo Avesso/Divulgação



INFANTIL
A criançada também terá espaço na programação artística do evento. O Kids Festival será aberto com a Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ) e a Orquestra Arte e Vida, de Arapongas (PR). Um encontro de arte, cultura e protagonismo social, que ocorrerá no dia 16, primeiro dia do evento, no Teatro Crystal. Outra atração do Kids Festival será a ópera "João e Maria", além do musical "Os Saltimbancos", em datas que serão divulgadas em breve.

"Tanto a programação artística quanto a grade pedagógica do festival estão como um arco-íris, bastante variadas e em plena harmonia. Contaremos com profissionais do mais alto nível que estarão se apresentando na cidade e compartilhando suas experiências nos diversos cursos que serão ministrados", resume a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic, Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.