CURSO
Toda a expressão da voz
Estarão abertas, a partir de segunda-feira, as inscrições para o ‘‘On Stage’’, curso de voz para atores, cantores, instrumentistas e professores, que acontece de 24 a 28 de janeiro, em Londrina. As aulas serão ministradas das 19 às 22 horas, pelo diretor musical do Projeto de Música Antiga da UEL, Elimar Plínio Machado. O objetivo é direcionar a rotina e o preparo adequado do performer. ‘‘O curso considera pontos importantes para a preparação diária, que dão condições de enfrentar o período de atividades, que é a performance’’, diz.
O professor vai aplicar técnicas de respiração, alongamento (para relaxar os pontos de tensão), respiração associada a movimento, coordenação motora, postura corporal e técnica vocal.
A partir desses exercícios, Machado explica que cada pessoa constrói seu próprio método de desenvolvimento das atividades. ‘‘Se você sobe ao palco para cantar, tocar, representar ou ensinar, precisa se preparar bem para que os seus espectadores tenham a impressão clara do que você quer transmitir a eles. O público é exigente e podemos ter sempre melhores performances’’, ensina.
Os participantes deverão levar alguns materiais para trabalhar durante os exercícios: um texto (ator), uma peça musical (cantor), o trecho de uma aula (professor) e o instrumento (músico). ‘‘Essa colcha de retalhos vai se transformar num espetáculo para o último dia. Vamos testar o curso na prática’’, avisa.
As inscrições são limitadas a 20 vagas e podem ser feitas até o dia 21, no Edifício Júlio Fuganti (Rua Souza Naves, 9,em Londrina), 11º andar. Informações pelos telefones (43) 323-7417 ou 322-5224 ou pelo e-mail [email protected].