Trends são os vídeos de sucesso do momento no TikTok. O TikTok define os trends como aqueles sucessos que podem começar a partir de um único vídeo e se transformar numa inspiração para toda a plataforma, se espalhando rapidamente com a ajuda de sons e hashtags, podendo ser uma dança, um formato de comédia ou uma simples frase.

A breve explicação serve de introdução para tratar do tiktok, uma rede social de vídeos curtos que permite compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 segundos e três minutos. O aplicativo faz sucesso principalmente entre o público jovem, que usa a rede social para seguir perfis, compartilhar e postar vídeos e interagir com outros usuários.

Bianca Guilherme Machado, estudante: o entretenimento é monitorado pelos pais
Bianca Guilherme Machado, estudante: o entretenimento é monitorado pelos pais | Foto: Divulgacao

A estudante londrinense Bianca Guilherme Machado usa o tiktok como entretenimento. O que mais gosta? "De ficar sentada vendo os vídeos e assistir as dancinhas", sorri. Bianca considera que usa muito o aplicativo e os perfis dos quais mais gosta são Rebeca Barreto (beca), Vanessa Lopes (vanessalopes) e Maria Clara Garcia (claragnds) A interação de Bianca é considerada pelos pais aceitável pela integração saudável, dentro de perfis compatíveis com sua idade e perfil , pois Bianca cumpre todas as suas demais tarefas de estudo e cuidados pessoais com equilíbrio. "Ela me mostra tudo antes e eu aprovo as censuras do tiktok, só não gosto das músicas", diz a mãe, Samira Guilherme Machado.

Bianca considera a plataforma complexa, diz que não entende tudo, mas está sempre atenta e aprendendo. "Faço muito mais vídeo biscoitando, mas amo fazer dancinha também", entrega. Em tempo, biscoiteira é a pessoa que posta algo em busca de aplauso, confete, elogio. Ou seja, faz publicações para ser vista e receber um elogio. O termo pode ser comparado ao biscoitinho dado ao cachorro, quando este faz a coisa certa e merece um presente.

TODAS AS PROFISSÕES

Qual a ligação entre uma jornalista, uma cantora e uma jovem em busca de compartilhar hábitos de alimentação mais saudáveis? As três são usuárias do Tiktok e cada uma encontrou o seu nicho de trabalho, ampliou o relacionamento profissional e a integração social.

Para Lavinia Zaborne, jornalista, o ponto forte do TikTok é o apelo visual
Para Lavinia Zaborne, jornalista, o ponto forte do TikTok é o apelo visual | Foto: Marcela Lula/ Divulgação

A jornalista Lavínia Zaborne considera que o ponto forte do TikTok é o apelo visual. "É diverso, é como se fosse o Google audiovisual com conteúdos diversos e exige criatividade dos usuários", explica.

Zaborne atua como produtora de conteúdo para plataformas digitais e usa o aplicativo como recreação. "As famosas dancinhas do Tiktok viraram uma marca, mas não é só isso. "Ele dá visibilidade profissional, pode fortalecer uma marca e também promover seguidores fiéis no Instagram", explica.

VEJA MAIS

Veja os vídeos mais recentes da Folha de Londrina no TikTok

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Já a criadora de conteúdo digital Gabriele Longhini (gabrielelonghini) revela que sua ambição com o TikTok superou todas as suas expectativas; "Em abril de 2021, passei a ter hábitos mais saudáveis e decidi compartilhar pelo aplicativo para incentivar outras pessoas". As receitas da nutricionista e o incentivo da plateia motivaram a influencer.

Gabriele Longhini aderiu ao Tiktok para compartilhar sua rotina de alimentação saudável
Gabriele Longhini aderiu ao Tiktok para compartilhar sua rotina de alimentação saudável | Foto: Ingrid Alves/ Divulgação

As publicações diárias de Longhini deram a ela seguidores que não imaginava. "Passei a incluir, além da alimentação equilibrada, vídeos de moda, beleza e a aceitação foi grande. A jovem considera que um dos segredos é publicar constantemente, usar as tags corretas e as músicas que estão bombando na rede. "O meu primeiro vídeo no Tiktok teve duas mil visualizações e já tive 2 milhões" cita.

Feliz e em dia com a linguagem e o que atrai pessoas, Longhini conta que atualmente faz quatro publicações semanais. "Eu agradeço o Tiktok. Foi lá que eu me encontrei e me aceitei como plus size e não tenho mais vergonha de usar manequim 46. Acredito que o propósito foi além e além de ser reconhecida e ter uma oportunidade de trabalho remunerado, também estou ciente de que preciso melhorar meu condicionamento físico", divide.

CANTORA E INFLUENCIADORA DIGITAL

A influenciadora digital e cantora Lisa Haidê (lisahaidde) admite que sua relação com o Tiktok mudou a partir de uma publicação. "Fiz um vídeo bem humorado no aeroporto demonstrando o medo de pegar covid-19 as prevenções bem no início da pandemia, em 2020. Foram 2 milhões de visualizações", relata.

Lisa Haidê faz lives no Tiktok: "Canto todos os dias e sou reconhecida pelo meu trabalho"
Lisa Haidê faz lives no Tiktok: "Canto todos os dias e sou reconhecida pelo meu trabalho" | Foto: Marcela Lula/ Divulgação

Afastada dos bares onde fazia as suas apresentações musicais, Haidê teve a ideia de passar a usar o aplicativo para suas aparições e atualmente aposta em lives diárias que rendem a ela dinheiro em sua conta bancária. "Sim. Quem visualiza pode dar presentes e por meio da conta do usuário esse presente chega a nós em forma de dinheiro", conta. Haidê explica que a interação é um ponto forte na plataforma. "O Dan Murata, que é de Londrina, tem feito muito sucesso ao abrir espaço para duetos. A pessoa tem a chance de cantar com ele e isso tem trazido muita felicidade a todos", diz a Haidê.

UNIVERSO DE LINGUAGEM PRÓPRIA

Algumas expressões curiosas são bastante utilizadas em legendas e comentários do TikTok, mas muitos usuários podem não saber seu significado. Uma das palavras que mais geram dúvida é “trend”, termo usado para designar as “modinhas” do momento, como challenges e músicas. Além dela, siglas como “DR” e “DC” também possuem significados específicos e devem ser usadas em ocasiões diferentes no TikTok.

Combinações de emojis também possuem sentido próprio no TikTok, como 👁👄👁 e 👉👈, e fazem parte do dicionário informal da rede social, mas podem deixar algumas pessoas sem entender o que o criador de conteúdo disse. Conheça a seguir, cinco expressões famosas usadas dentro do universo no TikTok e seus significados.

DR é uma sigla que significa "desired reality", ou “realidade desejada”, em português. Esse termo é usado em vídeos em que usuários relatam ter passado por uma experiência sensitiva de alteração da realidade. Os clipes alegam utilizar a mente para acessar mundos paralelos, por meio de diferentes técnicas de concentração. Um dos processos mais famosos nos vídeos é o “Método Raven”, que consiste em deitar em posição de estrela-do-mar e repetir várias vezes em pensamento afirmações que deseja que aconteçam.

O que significa 👁👄👁 no TikTok? (um lábio entre os olhos)

Essa combinação de emojis ganhou popularidade no TikTok em 2019 e hoje também faz sucesso no Twitter. O conjunto é usado para comentar situações comuns do dia a dia e ressaltar que "as coisas são como são", não havendo o que fazer para mudar aquele caso.

Qual o significado de 👉👈 no TikTok? (dois dedos apontando um para o outro )

Famosos no TikTok e também no Twitter, a combinação de emoji de dois dedos apontando um para o outro são usados em situações em que o usuário está envergonhado, demonstrando ter uma personalidade tímida ou acanhada ou até estar presenciando uma situação desconfortável e embaraçosa. O TikTok, inclusive, possui um emoji secreto que reproduz esse sentimento de forma própria, que pode ser usado digitando o comando [wronged] nos comentários das publicações.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1