O município de Tibagi, na região dos Campos Gerais, concentra em seu território um dos principais pólos ecoturísticos do Paraná. As belas cachoeiras e matas preservadas, saltos como o Santa Rosa e Paraíso; cânions como o da Igreja Velha e Guartelá retratam o potencial desse destino, ideal para pessoas interessadas em um contato maior com a natureza.
O roteiro de passeios do município inclui ainda o Balneário Arroio da Ingrata, o Recanto da Tia Olímpia, o Recanto da Usina Velha, Ladeira da Nhá Cota, Reserva Ecológica Itaytyba, Morro da Pedra Branca, Fazenda Boa Vista e Fazenda Fortaleza. Essa última, localizada a 25 km de Tibagi e fundada no século 18. foi palco do romance ‘‘O Drama da Fazenda Fortaleza’’, de David Carneiro.
Pode-se encontrar na cidade um dos patrimônios históricos mais bem preservados da região dos Campos Gerais. Entre eles o Palácio do Diamante, erguido pelos padres redentoristas americanos; a Biblioteca Pública Municipal, a Caixa d‘água, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, que retrata a época do ouro e diamante.
Uma das opções de hospedagem para quem visita Tibagi são as pousadas no modelo Bed & Breakfast (cama e café da manhã). Inspiradas no modelo europeu, as pousadas consistem em casas de família adaptadas para receber turistas.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de Tibagi, fone 42/275-1388.