DivulgaçãoTiazinha será a fotógrafa Ditiara na série que tem linguagem de quadrinhos
Tiazinha é personagem de seriado que estréia domingo na Band


Tarcísio Alves
Agência Folha
‘‘As Aventuras de Tiazinha’’ é o nome do seriado que trará a mascarada como protagonista de uma história em quadrinhos passada na TV.
A Band espera mostrar o primeiro episódio no próximo dia 13, domingo. A série, porém, irá ao ar de segunda a sábado, antes do ‘‘H’’. De segunda a sexta-feira, irão ao ar capítulos de dez minutos de duração. No sábado, os episódios da semana passam em sequência. Segundo o diretor-geral L.P. Simonetti, pelo projeto original a série se resumiria aos 50 minutos semanais, mas se decidiu pela divisão em capítulos.
‘‘Quero imprimir uma linguagem de história em quadrinhos’’, diz Simonetti, explicando que, entre outros componentes das HQs, o seriado trará balões com as falas dos personagens e onomatopéias (palavras que simulam sons de coisas).
Para levar a estética dos quadrinhos à TV, o diretor está usando câmeras digitais de alta definição - equipamento avaliado em mais de US$ 150 mil. Segundo ele, o preço dos cinco episódios semanais é equiparado ao de um capítulo de novela (cerca de R$ 80 mil).
O elenco terá três personagens fixos, além do cão labrador Dema. Suzana Alves será Ditiara, uma fotógrafa de origem indígena que tem dupla personalidade - é também uma heroína, Tiá, com superpoderes. A mocinha vai duelar com Klaxtor (André Abujamra), gênio da informática que quer controlar o planeta. Alex (Gabriel Pinheiro, ex-Chiquititas) será o parceiro de Tiá na luta contra o mal.