Ana Paula Tabalipa passou os últimos três anos vivendo um único papel: o de mãe. Desde que engravidou do pequeno Lui, ela estava afastada da tevê. Agora que o menino completou dois anos, a atriz decidiu retomar a carreira. Ela será a protagonista da novela ''Jamais Te Esquecerei'', que estréia nesta segunda, no SBT. Mas, tão logo soube que foi escolhida, Ana Paula teve outra surpresa. Está grávida de novo. Por sorte, sua Beatriz - uma típica heroína de novela mexicana -, também engravida. Além disso, as gravações terminam em junho, quando a atriz estará no sexto mês. ''Só não posso engordar muito. No final da novela, vou ter de usar barriga postiça!'', diverte-se a atriz de 24 anos, que desta vez não pretende ficar tanto tempo de licença maternidade.
Há apenas três meses, Ana Paula nem sabia que estava cotada para protagonizar ''Jamais Te Esquecerei''. Na verdade, sequer imaginava que a emissora estava produzindo a novela da mexicana Caridad Bravo Adams. Foi avisada por telefone pelo diretor de elenco Fernando Rancoleta que, na manhã seguinte, anunciou que o papel era dela. ''Tinha acabado de montar minha casa no Rio de Janeiro. Mas não pensei duas vezes. Corri para São Paulo, arrumei um apartamento e parti com meu filho e babá a tiracolo'', conta a atriz, que tinha feito teste para ''A Pequena Travessa'' mas, na reta final, perdeu o papel para Bianca Rinaldi.
O convite para ''Jamais Te Esquecerei'' marcou o fim de um longo jejum de televisão. Afinal, depois 99, quando protagonizou ''Luna Caliente'', na Globo, Ana Paula desapareceu. ''Minha personagem era para ser uma Anita e estourar. Mas infelizmente a minissérie não aconteceu'', diz, resignada. Quando voltou a ser lembrada pela Globo, porém, estava com o filho ainda de colo. Aos prantos, declinou do convite para entrar em ''A Padroeira''. ''O diretor Roberto Talma me chamou numa sexta para começar a gravar na segunda. Não tinha como deixar o Lui assim... Talvez tenha sido meu erro. Se tivesse aceitado, acho que emendaria um trabalho no outro'', analisa, com uma indisfarçável arrependimento. A seguir, confira trechos da entrevista com a atriz.
É a primeira vez que você trabalha fora da Globo. Como está sendo a experiência no SBT?
Boa. É tudo muito diferente... Mas já estava há tempos sem trabalho e fiquei muito feliz com o convite. É muito bom trabalhar com o Henrique Martins, que dirige a novela. Além disso, tem Bia Seidl, Jonas Bloch, Danton Mello, Tássia Camargo... Quanto ao elenco, a gente acha até que está na Globo.
Mas há uma grande diferença quanto à produção...
Sem dúvida. Mas toda a equipe é muito amorosa. De repente, existe até um carinho maior porque é só uma novela por vez. Na Globo são três novelas, vários seriados, uma minissérie, além de ''Malhação'', ''Big Brother''... No SBT é só a gente! Então, recebemos todas as atenções.
Você talvez mais que os outros, já que está grávida... O ritmo de trabalho não é muito puxado?
É. Mas tenho saúde e disposição. Na gravidez do Lui, eu trabalhei até o quinto mês sem ficar enjoada. De fato, são muitas cenas. Chegam a 70 por dia. Às vezes, saio de casa às 9 h e chego depois das 23 h. Por outro lado, são apenas quatro meses e esse esquema é muito bom.
A sua personagem também engravida no meio da trama. Isso facilita as coisas?
Nem tanto. Quando a Beatriz estiver de ''barrigão'', vou ter de usar barriga postiça. E nos últimos dez capítulos, quando ela tiver o neném, ainda não sei como vai ser... Eu estarei com seis meses. Até poderia aparecer gordinha porque as mamães de recém-nascidos ficam inchadas mesmo. Mas talvez mudem o final. Aí haveria uma passagem de tempo e a Beatriz apareceria grávida de novo. Já com a minha barriga.
E como você define a Beatriz?
É uma típica heroína romântica. Órfã de pai, que também perde a mãe na infância. Vai para a casa do padrinho, se apaixona pelo filho dele e sofre com o ódio da madrasta. É mandada para um colégio interno e só reencontra seu amor muitos anos depois... Eu sigo o texto. Mas não dá para me aprofundar na composição com o ritmo frenético das gravações.
E o que acha da adaptação do texto mexicano?
Existe uma disposição da equipe para que o texto soe natural. Se tem algo estranho, eu digo: ''Olha, isso aqui não sai da minha boca...''. Então, a gente muda. Acho que isso vai refletir na audiência. As pessoas vão poder acreditar na trama. O SBT está conseguindo uma audiência que nenhuma outra novela fora da Globo conseguiu nos últimos dez anos. Não sei se é exagero, mas acho que o tratamento que estão dando a esta novela é para concorrer de igual para igual com a Globo.