Rio, 15 (AE) - Conseguir uma média de audiência de 50 pontos é a expectativa do diretor-geral Jayme Monjardim em relação à novela "Terra Nostra", que estréia segunda-feira, às 20h30, na Globo. "É um número possível", disse ele, ontem, no coquetel de lançamento da novela, realizado no Projac, o centro de produções da emissora, em Jacarepaguá, no Rio. "Suave Veneno", atualmente em exibição no horário, obteve uma média de audiência entre 38 e 40 pontos com picos de 42 pontos. "É um momento delicado para mim, há grande expectativa em torno da novela".
A história de Benedito Ruy Barbosa começa no fim do século passado com a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil para substituir o trabalho escravo nos cafezais. Deverá ter 240 capítulos e terminar com a trama ambientada no ano 2000. Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda são os protagonistas Giuliana e Matheo. Os personagens conhecem-se e apaixonam-se no navio que os traz da Itália para o Brasil. No desembarque, em Santos, desencontram-se. Ela vai para São Paulo e ele para uma fazenda, no interior do Estado. No elenco também estão Antonio Fagundes, Raul Cortez, Débora e Paloma Duarte, Antonio Calloni, Angela Vieira, entre outros.
Será a quarta novela de Ruy Barbosa que Monjardim dirige. As outras foram "Voltei para Você" e "Sinhá Moça" (1984 e 1986, na Globo) e "Pantanal" (1990, Manchete). Como na maioria das histórias de Ruy Barbosa, esta também terá diversas fases. A primeira terá entre 90 e 110 capítulos. Outras duas fases estão previstas. O diretor afirmou que só depois da reação do público aos primeiros capítulos da novela os detalhes das outras fases serão definidos. O diretor da Central Globo de Produção, Manuel Martins, disse que "Terra Nostra" tem um custo de US$ 90 mil por capítulo e admite que foi mais alto do que o normal. Só as gravações na Inglaterra, onde foram feitas as cenas no navio, custaram R$ 1,2 milhão.
Os primeiros capítulos também têm cenas em São Paulo, Santos, fazendas no interior de Minas e Rio. Além disso, para marcar o lançamento da novela, em São Paulo, a Globo promoverá, no domingo, uma festa para 500 convidados, com direito a show dos Paralamas do Sucesso, na Casa das Caldeiras. Recentemente, Monjardim foi promovido a diretor de Núcleo da emissora. Por enquanto, só "Terra Nostra" faz parte do seu núcleo. Ele se disse disposto a dirigir a novela até o fim. "Toda virada de fase é uma preocupação porque é praticamente uma nova novela, já que tem novo elenco", afirmou ele que divide os trabalhos no set com Carlos Magalhães e Marcelo Travesso.
Na opinião do diretor-geral, o principal desafio da primeira fase será, além da reconstituição de época, a caracterização do envelhecimento gradual dos personagens. Giuliana, por exemplo, deve terminar a primeira fase com 40 anos. "Acho que a história tem tudo para conquistar o público"
disse Monjardim. "A expectativa é tanta que estou apavorado".