Academia, cinema, esportes. Portillo é um clube na neve. A estação localizada em um vale próximo da base do Monte Aconcágua no Chile a 149 quilômetros de Santiago, bem na fronteira com a Argentina abriu no dia 30 de julho, duas semanas depois do previsto. Em compensação, terá esqui garantido até 6 de outubro. Lá, é impossível não aprender a deslizar montanha abaixo ou não voltar para casa com o esporte ''nos trinques''. O resort conta com algumas das melhores pistas para esqui e snowboard da América do Sul e uma equipe de experientes instrutores vindos de todas as partes do mundo.

Um único hotel (e anexos com quartos a preços mais em conta), a 2.850 metros de altitude, funciona como um clube privativo na neve para até 450 hóspedes e inclui facilidades como academia de ginástica, spa, piscina aquecida interna e ao ar livre. Em pouco tempo, todos se sentem como se estivessem numa grande família. Depois de alguns dias esquiando, almoçando e jantando juntos, é inevitável reconhecer a maioria das caras de quem passa uma temporada por lá. Os turistas mirins convivem com argentinos, chilenos, americanos e outros brasileiros que conhecem nas aulas de esqui, no pingue-pongue, na piscina ou no cinema. Sem contar as atrações promovidas diariamente por monitores especializados.

Os adultos, por sua vez, confraternizam com viajantes que topam nos teleféricos, na sala de Internet... E todos saem de Portillo com uma lista de nomes, endereços e e-mails. Henry Purcell, proprietário do hotel desde 1980, afirma ter visto vários romances começarem por lá.

A estação oferece mais de 200 variações de descidas em suas pistas. Esquiadores e snowboarders iniciantes e intermediários podem se aventurar em sete áreas distintas antes de partirem para o Grande Plateau. Já os praticantes de nível avançado têm o desafio de enfrentar pistas quase intocadas como Garganta, Condor e Roca Jack.

Para uma pausa, o Bar do Tio Bob's localizado no alto da montanha, reúne os esportistas e proporciona uma vista impressionante para a Laguna Del Inca. Depois de dia ativo, as noites são dedicadas à animação do bar e da boate. Há, ainda, o divertido Restaurante Posadas, que fica a 100 metros do hotel e é frequentado pelos funcionários da estação, rendendo boas conversas até altas horas da madrugada.