Seu ‘‘desenho’’, para começar, é literalmente uma linda estrela amadeirada, com pequena semente brilhante dentro. O gosto é forte, de um anis diferente da erva-doce. Logo se vê que são parentes apesar de terem visual em nada semelhante. Chás com ele, se bem fraquinhos, servem, como os outros anises, para dores de barriga de anciões a bebês. Como tem sabor muito concentrado, deve ser usado em pequenas quantidades, mas seu perfume dá um toque especial a chás, doces, massas, molhos e onde quer mais que se invente. O curry indiano verdadeiro o leva em sua composição, moído com uma porção de outras especiarias, como canela, coentro, cominho etc...Chá verde japonês (banchá) fica ótimo com uma pequena estrela de anis que se coloca para ferver junto. Relativamente fácil de achar, tem o mesmo problema do cardamomo: é olhado com desconfiança e a maioria das pessoas deixa de usufruir aromas novos por não saber usá-lo. A primeira vez que o vi, uns 30 anos atrás, foi num entreposto macrobiótico em São Paulo, e foi amor à primeira vista, nunca mais dexei de usá-lo e descobrir usos para seu perfume. Em bolachas e massas doces, em combinações com ervas, em águas e bebidas geladas e como enfeite, pois é semente agraciada pela natureza, tendo além de tudo, em sua morenice, o atributo da beleza.
Mas beleza não põe a mesa, mas serve para fazer algo comestível e delicioso com ela, um pózinho mágico para molhos e pastas.
Anote.
Tempero de especiarias em pó
(extraído de um livro de receitas de 1865)
Pimenta-do-reino - 75 gramas
Gengibre em pó - l75 gramas (nas lojas orientais tem)
Sementes de coentro - 300 gramas
Sementes de cardamomo - l75 gramas
Sementes de cominho - l75 gramas
Sementes de aniz estrelado - 3 inteiras
Curcuma de tonalidade clara - 300 gramas
Dos ingredientes em vagem, retire as sementinhas e moa tudo em liquidificador ou pilão até virar pó. Peneire e guarde em vidro herméticamente fechado. Use polvilhando batatas cozidas, misturado a queijos leves, peixes, sopas, saladas, ou apenas misture com azeite, sal e coma com pão. Sinta-se como os ingleses, faça seus próprios currys que no Brasil se chama caril.
http://sites.uol.com.br/delosangeles

mockup