TELEVISÃO LOCAL - Variedades no ar
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de setembro de 2003
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Uma homenagem a Londrina, resgatando seu passado até chegar aos dias atuais. O percurso do café, do plantio até à xícara do consumidor. Uma estação de rádio feita por crianças. A criatividade de um artista plástico diante de um vaso de flores.
Esses são alguns dos assuntos focados na edição de estréia do programa ''Miscelânea'', que vai ao ar hoje, às 22h30, pelo canal 20, da Net, em Londrina. ''Ele terá muita informação sobre turismo, cultura, lazer, negócios, curiosidades e dicas úteis ao dia-a-dia, tendo a cidade de Londrina, seus hábitos e sua gente como cenários e temas principais'' diz o jornalista Eduardo Antunes, responsável pela apresentação do programa.
A edição será semanal com duração de meia hora. ''A maioria dos programas de variedades é feito na base do improviso, sem muita preparação, talvez por serem diários. Nossa proposta é aprofundar em cada um dos temas abordados, todos baseados em muita pesquisa'' explica ele. O quadro ''Isso é Londrina'' será dedicado à cidade, contando sua história ou passeando por seus pontos turísticos.
No quadro ''Figue Ligado!'', a idéia é revelar trajetórias, desde o histórico de uma empresa ou instituição até o processo de industrialização de produtos. Em ''Gente que Acontece'', as matérias e entrevistas destacarão pessoas ou empresas que estão produzindo algo interessante na cidade. Já ''Faça você mesmo'' é voltado para donas-de-casas, consistindo em apresentar conselhos que facilitem o dia-a-dia tais como pequenos consertos domésticos, receitas rápidas, truques de decoração, etc.
Completando o cardápio, o quadro ''Ossos do Ofício'' mostrará o perfil das diversas profissões com o objetivo de ajudar os jovens na hora de escolher o curso que pretendem estudar. No final, também será exibidos os erros e ''micos'' do apresentador ocorridos durante as gravações.
Eduardo conta que o programa foi gestado há quatro anos, quando ainda estudava Jornalismo na UEL. Depois fez um programa-piloto e apresentou-o para algumas emissoras despertando interesse do Canal 20. Agora, ''Miscelânea'' entra no ar com produção da Ricci Produtora Digital. A novidade é que o programa contará com um site (www.miscelaneanatv.com.br), trazendo o mesmo conteúdo da TV, inclusive trechos em vídeo.


