Em sua primeira edição, ''Ídolos'' teve a final disputada por dois meninos - Lucas e o vencedor, Leandro. Desta vez, a competição será entre as moças. Hoje e amanhã, Thaeme e Shirley brigam pela oportunidade de gravar um CD. Se a primeira tem a seu favor muito carisma, a segunda é conhecida pela qualidade técnica. Shirley Carvalho, 30, é ''caloura profissional'' - já ganhou um dos concursos de Raul Gil. ''A Shirley é, sem dúvidas, uma das melhores. Tecnicamente falando, ela consegue cantar qualquer coisa'', diz o jurado Carlos Eduardo Miranda.
Thaeme Mariôto, 21, comeu pelas beiradas - era esperada uma final entre Shirley e Davi - e se firmou como uma das mais competentes cantoras desta edição. ''É impressionante o quanto a Thaeme melhorou. Ela seguiu os nossos conselhos e chegou muito bem à final'', conta Cynthia Zamorano, a Cyz.
O retrospecto das cantoras é parecido: ambas foram para a berlinda duas vezes. ''A Shirley está mais preparada, mas isso não quer dizer que ela vai ganhar'', diz Arnaldo Saccomani. ''A Shirley caiu nos últimos programas'', conta Miranda. Já Thaeme precisa se livrar das comparações com Sandy, afirma Cyz. ''A gente falou tanto que ela começou a ver que isso é prejudicial.''
Para os jurados, as duas têm chances iguais. Mas, no que depender da torcida de Jaguapitã, cidade de 15 mil habitantes, Thaeme já ganhou. ''A cidade toda se reúne para ver o programa'', diz Suely Venâncio Mariôto, mãe de Thaeme. ''Foi uma luta convencer o pai a deixá-la ir. Nem acreditamos que ela chegou até a final.''
Pelo jeito, a cantora também não. ''Várias vezes, ela me disse que voltaria para casa naquela semana. Só viu o quanto as pessoas gostavam dela quando veio para cá (a viagem será mostrada no programa)'', conta.
Shirley não fica atrás. São várias as comunidades dedicadas a ela no Orkut. Adriano Holiveira, criador de ''Shirley - nº 1'', não tem dúvidas de que ela vai ganhar. ''Todo mundo que a viu sabe que ela tem tudo para ganhar esse ''Ídolos'' e ser muito famosa'', diz.

mockup