Uma faceta menos conhecida do escritor Fernando Sabino (1923-2004) será relembrada a partir de hoje, às 22h35, na faixa ''É Tudo Verdade'', apresentada por Amir Labaki. O programa exibirá 11 curtas-metragens dirigidos pelo cronista, em parceria com o cineasta David Neves, nos anos 70.
Os filmes levam a marca de Sabino: sensibilidade e sobretudo bom humor, que conseguiram até mesmo desarmar a notória sisudez de um colega de letras e conterrâneo, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Este aparece fazendo brincadeiras para o amigo Sabino, nas ruas do Rio de Janeiro, em ''Carlos Drummond de Andrade - O Fazendeiro do Ar'', curta-metragem que revela ainda a importância visual das palavras na poesia do poeta mineiro e de sua relação com a família.
O programa mostra hoje outros três curtas da dupla Sabino e Neves, com escritores contemporâneos do cronista: ''Manuel Bandeira - O Habitante de Pasárgada'', ''João Cabral de Melo Neto - O Curso do Poeta'' e ''Vinícius de Moraes - Música, Poesia e Amor''. Em todos eles, Sabino imprime outra característica de sua obra: a capacidade ímpar de observação do cotidiano, traduzida nas imagens de Bandeira, Melo Neto e Moraes em cenas corriqueiras, que dizem muito dos autores.
Documentários de Fernando Sabino, no programa ''É Tudo Verdade'', com Amir Labaki. A partir de hoje, às 22h35, no Canal Brasil.

mockup