O ''Pânico na TV'' é o mais novo fenômeno da TV brasileira. Com pouco mais de dois anos de existência, surge como a atração mais bem-sucedida da telinha em muitos anos. Não se tem notícia de programa que tenha triplicado a sua audiência num espaço tão curto de tempo. E que outra trupe conseguiu, além de conquistar fãs em todas as regiões do país, cair nas graças de famosos das emissoras concorrentes?
Emílio Surita e sua turma estrearam na Rede TV! em 29 de setembro de 2003 com a boa marca de 3.3 pontos, na esteira do sucesso do programa de rádio, surgido há 12 anos na Jovem Pan de São Paulo. No primeiro aniversário, este número já havia quase dobrado. Agora se mantém nos oito pontos do Ibope, com pontuais subidas. A melhor delas foi quando conseguiu, por 15 minutos, ficar à frente do ''Domingo Legal'', de Gugu Liberato. É o campeão de audiência da Rede TV!.
O sucesso do programa se deve aos personagens do ''Pânico na TV'', que agradaram em cheio a uma legião de fãs fazendo os integrantes do ''Pânico'', como Rodrigo Scarpa (o Vesgo) e Wellington Muniz (o Ceará, que faz Silvio Santos), virarem celebridades da noite para o dia.
Merchan Neves é a nova atração do programa. Sátira de Milton Neves feita por Carlos Alberto da Silva, o personagem, acompanhado de Casa Grande (Vinicius Vieira) e dos anões sósias de Robinho e Tevez, invadem estádios atrás de jogadores de futebol. O bordão ''Pedala, Robinho'', dito por Merchan Neves, já virou gíria entre a garotada e foi usado até por Galvão Bueno no jogo entre Brasil e Paraguai.
Não se pode dizer que o ''Pânico na TV'' traga algo de novo. Seu mérito está em não se levar a sério e, assim, ficar à vontade para esculhambar todo mundo. E foi assim, com irreverência e quase nenhum recurso, mas com muito talento, que a turma conquistou a simpatia de ninguém menos que Silvio Santos. O dono do SBT, que chegou a dizer que o ''Pânico na TV'' é ''a melhor coisa que surgiu na TV nos últimos tempos'', parece, está em negociações para levar o programa para sua emissora.
O tom de brincadeira com que tratam assuntos sérios acabou virando contra eles mesmo. No último domingo, o ''Pânico na TV'' ficou fora do ar por 11 minutos. A Rede TV! informou no dia seguinte, em comunicado enviado à imprensa, que o problema ocorreu por causa de uma falha técnica no serviço de operações da emissora. Mas a princípio acreditou-se que se tratava de mais uma pegadinha do humorístico. Afinal, o programa saiu do ar na hora em que o Repórter Vesgo fazia uma reportagem mostrando que o canal oferecia camarins luxuosos para alguns artistas da casa, enquanto a equipe toda do ''Pânico'' tinha de dividir um espaço pequeno, sem qualquer mordomia. Falou-se em boicote e o programa acabou não exibindo as reportagens que havia preparado para a edição. Ainda assim, a audiência manteve-se na média das últimas semanas.
Assim, ora sério ora brincando, o ''Pânico na TV'' vai trilhando seu caminho de sucesso.

mockup