Embalada pelo sucesso de ''Prova de Amor'', a Record parece estar no rumo certo. Pelo menos é o que indica a opinião dos telespectadores e o Ibope sobre a semana de estréia de ''Cidadão Brasileiro'' deu média de 13 pontos e pico de 23.
A trama não revoluciona, mas não decepciona. Afinal, segue o ''padrão Globo de qualidade'', graças a Lauro César Muniz, autor de ''O Salvador da Pátria'' (1989), ao elenco e à produção, garimpados na concorrente. A receptividade positiva se explica também pela mudança na grade de programação da Record. Os executivos da rede colaram o lançamento a ''Prova de Amor'', e a novidade pegou carona na bem-sucedida colega, que dá média de 18 pontos.
Apesar de não ser inovador, para a especialista Maria Lourdes Motter, o enredo tem forte apelo nos quesitos ambientação e época. ''As tramas rurais são sempre bem aceitas, e a década de 50 desperta a curiosidade sobre a recente história do Brasil.''
Ela destaca que os protagonistas fogem do estereótipo tradicional, o que os torna interessantes: Antônio (Gabriel Braga Nunes) vai da integridade à ganância, e Carolina (Carla Regina), das regras rígidas da época à explosão da sensualidade.
Fausta (Lucélia Santos) chega perto da unanimidade. ''A caracterização é muito boa e ela deixou claro que é uma bruxa. Arma por interesses financeiros e não para roubar o namorado da heroína'', diz a pesquisadora Maria Lourdes.

mockup