DivulgaçãoKeith Carradine em ‘‘Os Duelistas’’: militares franceses se confrontam em diferentes concepções de honra


DivulgaçãoDustin Hoffman, Matthew Broderick e Sean Connnery em ‘‘Negócios de Família’’: três gerações reunidas em um assalto


Depois de duelar com um parente do prefeito de Strasbourg, o tenente Gabriel Féraud se vê diante do que considera um insulto: cumprindo ordens superiores, o tenente Armand D’Hubert lhe dá voz de prisão. O desencontro entre os dois oficiais franceses no início do século 19 dá origem a um duelo que dura, por incrível que pareça, 16 anos.
Os dois combatentes mantêm idéias rígidas sobre honra. Mesmo diferentes, seus conceitos esbarram na obsessão em não levar desaforo para casa. Essas concepções são motivos suficientes para o primeiro embate, em Strasbourg, no ano de 1800. Os duelos entre os dois militares seguem pelos anos seguintes, até o confronto decisivo em Paris, no ano de 1816.



‘‘Os Duelistas’’, filme de estréia de Ridley Scott (‘‘Blade Runner - O Caçador de Andróides’’), possui duas grandes características: uma fotografia peculiar, de primeira linha, e as excelentes cenas de luta, treinadas minuciosamente e filmadas pelo próprio Scott. Não são poucos, portanto, os motivos para assistir ao filme, que estréia às 14h45 no Telecine.
A programação de hoje da TV por assinatura traz algumas surpresas interessantes, como ‘‘Sem Amor’’, filme produzido em 1945 e protagonizado pela dupla Spencer Tracy e Katharine Hepburn. O enredo é bem-humorado e conta a história de um cientista com problemas de insônia que se casa com uma viúva cabeça-dura. A fita vai ao ar às 8 horas na TNT.
Entre as boas opções, está ainda ‘‘À Beira do Abismo’’, clássico dirigido por Howard Hawks (‘‘Scarface - A Vergonha de uma Nação’’) sobre detetive que investiga uma família chantageada por marginais. O caso se complica quando ocorre um assassinato. Com Humphrey Bogart e Lauren Bacall, a fita será exibida às 8 horas na TNT.
O cinema italiano também está em voga no cabo. Os irmãos Taviani assinam a direção de ‘‘Bom Dia Babilônia’’, às 16h30 no Telecine. O enredo gira em torno de um artesão que se vê diante da falência. Para ajudá-lo, seus dois filhos viajam aos Estados Unidos para tentar ganhar algum dinheiro. Na América, conseguem trabalho com D. W. Griffith, famoso diretor de cinema do começo do século.
Quem preferir um bom filme de ação pode optar por ‘‘Alvo de Quatro Estrelas’’, thriller carregado de suspense com John Cassavetes e Sophia Loren. A história pega fogo com a descoberta de que um general que lutou contra o nazismo foi assassinado pela máfia. A organização procurava uma fortuna que provavelmente estaria em poder de militares americanos. A TNT mostra o filme às 18 horas.
Uma grande confusão. É o que ocorre em uma pequena cidade americana que decidiu atrair muitos turistas. O problema é que a rodovia principal não possui entrada para a tal cidade, provocando uma série de situações absurdas. Este é o enredo de ‘‘Uma Estrada Muito Doida’’, comédia que a Fox exibe às 21 horas.
A HBO reprisa ‘‘Velocidade Terminal’’ a partir das 23h40. O filme traz muita ação com várias imagens de pára-quedismo. A história gira em torno de um instrutor de saltos que, depois do desaparecimento de uma aluna, se vê envolvido com o crime organizado.
Em ‘‘Negócios de Família’’, filme com Sean Connery, Dustin Hoffman e Matthew Broderick, os bandidos se dividem em três gerações: o avô, o filho e o neto. Os três se reúnem para preparar um grande assalto. Só que, mesmo planejado minuciosamente, o trio enfrenta contratempos durante a ação. A fita conta ainda com a direção de Sidney Lumet (‘‘Rede de Intrigas’’), e será exibida à 1h30 na TNT.
Destaques:
qOs Duelistas - 14h45 no Telecine.
qSem Amor - 8 horas na TNT.
qÀ Beira do Abismo - 10 horas na TNT.
qBom Dia Babilônia - 16h30 no Telecine.
qAlvo de Quatro Estrelas - 18 horas na TNT.
qUma Estrada muito Doida - 21 horas na Fox.
qVelocidade Terminal - 23h45 na HBO.
qNegócios de Família - 1h30 na TNT.

mockup