A linguagem teatral sempre esteve à mão de alunos como um recurso para ser adotado em sala de aula durante a apresentação de trabalhos. Agora, um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI) e a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) pretende colocar o instrumental cênico a serviço dos professores da Rede Pública Estadual e Municipal de Londrina.
O projeto será lançado amanhã, às 9 horas, no Hotel Sumatra. ''O objetivo é capacitá-los para usarem técnicas teatrais em todas as matérias e não apenas em Educação Artística. A proposta é que eles trabalhem esse instrumental em aulas de História, Biologia, enfim, todas as disciplinas. Trata-se de uma iniciativa ousada, de transferência de tecnologia com base na formação das pessoas através da arte'', explica Vanerli Beloti, presidente da Funcart.
A Fundação comemorou 15 anos em 2008 gerenciando uma escola de teatro, uma escola de dança, uma companhia profissional de dança (Ballet de Londrina), um grupo de dança amador (Ballezinho) e o teatro de lona localizado às margens do Lago Igapó (Circo Funcart). Vanerli informa que as atividades de dança também estão integradas ao novo projeto através de uma aproximação cada vez mais intensa entre a Funcart e a rede pública de ensino.
''Haverá apresentação de espetáculos, palestras didáticas sobre os elementos que compõem a linguagem da dança, além de entrevistas e triagens com alunos que queiram se matricular na escola de dança'', salienta. Como parte da parceria, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná financiará a reforma do Centro Cultural Igapó, sede da Funcart, cujas estruturas arquitetônica, elétrica e hidráulica encontram-se danificadas.
A secretária da SETI, Lígia Pupato, estará presente amanhã durante a apresentação do projeto.

mockup