Discutir o teatro e o ofício de atuar é o que propõe a peça ‘‘Carta Aberta’’ que será encenada hoje, às 21 horas, no Teatro do Paiol. O espetáculo, com o ator Lori Santos, dirigido por Fernando Kinas, baseia-se no texto ‘‘Carta ao Diretor do Teatro’’, de 1996, do francês Denis Guénoun, professor, ator, filósofo e diretor de teatro.
‘‘Carta Aberta’’ não é exatamente uma peça teatral, mas uma experiência cênica que fala sobre o teatro. Trata-se de uma reflexão sobre a condição da atividade teatral no mundo contemporâneo, abordando seus principais aspectos como a relação com o público, subvenções, dramaturgia, condições de produção, definição etmológica, formação do ator e o papel da imprensa.
O texto foi escrito originalmente como uma longa carta endereçada a um jovem diretor e administrador de teatro. Ele explora os problemas enfrentados pelo teatro e indica algumas possibilidades para resolvê-los.
A estréia mundial da obra aconteceu no ano passado no Festival de Avignon, com enorme impacto na classe teatral francesa, e provocou discussões sobre o papel dos artistas de teatro na sociedade francesa.
O diretor Fernando Kinas procurou adaptar o texto, estabelecendo vínculos mais diretos com a realidade teatral brasileira. ‘‘Nosso objetivo principal é produzir uma espécie de peça-referência que provoque indagações sobre a situação do teatro e da arte atual’’, afirma.
Kinas acrescenta que ‘‘Carta Aberta’’ é um material de primeira grandeza pela inteligência luminosa do estilo do autor e pelo tom, muitas vezes mordaz, deste livre pensador que se debruça sem frivolidades sobre a velha arte de representar.’’
Este é o nono espetáculo dirigido por Fernando Kinas. Em 1991 ele recebeu o prêmio de montagem no concurso de textos da UFPR por ‘‘Cacilda’’. Na França dirigiu ‘‘Les Touches’’, na Universidade de Sorbonne Nouvelle, e ‘‘Sur les Trois Soeurs’’. Seus últimos trabalhos foram ‘‘R’’, co-produzido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, e ‘‘Um Artista da Fome’’.
Kinas é ator e diretor teatral, tem curso de mestrado e de licenciatura em Estudos Teatrais na Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris III. Foi premiado no 6º Festival Mundial do Minuto com o filme ‘‘Ariel’’, em 1996, trabalho que teve a co-direção de Marina Willer.
• Carta Aberta - Peça-conferência, hoje, às 21 horas, no Teatro Paiol, em Curitiba. Ingressos a R$ 5,00.