Betânia Rodrigues
De Londrina
Especial para a Folha2
‘‘Uma Simples Realidade’’, espetáculo dos alunos do 1º ano do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), irá participar do Festival Internacional de Teatro, em São José dos Campos (SP). A competição acontece de 30 de março a 15 de abril e vai entregar aos vencedores troféus, certificados e premiação em dinheiro. O grupo londrinense se apresentará no dia 8 de abril, às 16 horas, dentro da programação de espetáculos de rua.
O espetáculo estreou em novembro do ano passado, no encerramento da 1ª Feira de Artes Cênicas, organizada pelos próprios universitários. Ela é uma realização do grupo de teatro Núcleo I e foi o resultado de uma oficina ministrada pelo ator Paulo Braz, do Grupo Proteu, da UEL.
‘‘Uma Simples Realidade’’ também foi encenada durante as comemorações do aniversário da cidade, no Cabarezinho Cultural. O enredo narra a história de 19 pernas-de-pau que participam de uma festa de casamento. A trilha sonora é composta por Mozart (‘‘Concerto nº 20’’), ‘‘La Cumparsita’’, Glória Gaynor ‘‘I Will Survive‘‘, Uakti (‘‘The Hexagrans’’) e Madredeus (‘‘Destino’’). A coreografia, criação e direção é de Paulo Braz. Em maio, o grupo se apresenta na fase nacional do Festival Internacional de Londrina (FILO).