TEATRO - Procura-se palhaço
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de maio de 2004
Jackeline Seglin<br> Reportagem Local 
Três artistas desempregados, sem grandes perspectivas na vida: Pepino, Nicolau e Filipeto. Velhos amigos, não esperavam se reencontrar justamente na fila por um emprego, na disputa por uma única vaga de palhaço. Os sentimentos de amor e saudade inicialmente despertados entre os colegas passam a ganhar ares de disputa e crueldade. Essa reflexão será abordada em ''Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços'', montagem que a Companhia Carioca apresenta hoje e amanhã, às 21 horas, na Usina Cultural, dentro da programação do Festival Internacional de Londrina (Filo).
Inédito no Brasil, o texto foi escrito nos anos 90 pelo romeno Matei Visniec e montado há quatro anos pelos atores Cláudio Mendes, Augusto Madeira e Alexandre David, sob direção de André Paes Leme. O trio, formados pela mesma escola de teatro, se uniu para montar a peça que um deles conheceu no Festival de Avignon, na França.
Depois de perderem um forte patrocinador e o primeiro diretor, eles não desistiram do projeto e montaram o espetáculo com o que tinham em mãos. ''O cenário é simples, todo de ferro-velho, e os figurinos são de brechó'', conta Cláudio Mendes. Também são os próprios atores quem operam a luz em cena, sob o som de um único mote musical, composição de Lucas Ciavatta.
Cláudio Mendes explica que a peça conta a história de três atores que leram o mesmo anúncio de jornal e, coincidentemente, se encontraram no dia do teste. Cada um preparou um número para apresentar: Nicolau, o sonhador, faz um número de mímica. O mais realista deles, Filipeto, prepara um número de ilusionismo; e Pepino, o altivo, apresenta um monólogo shakespeareano.
Eles fazem de tudo para conseguir o emprego. ''E aí aparecem sentimentos muito fortes'', diz Cláudio Mendes. A desgraça e a decadência que envolvem a situação dos artistas acabam se tornando motivos de riso. ''Muito do risível é crueldade. Eles se digladiam por migalhas, por sobrevivência. O espetáculo fala da falta de esperança e também do resgate da alegria, do amor mútuo. Busca ainda a reconstrução da arte e dos valores humanos'', completa Augusto Madeira, ao frisar que cada ser humano se enxerga na figura do palhaço.
O ator Alexandre David, que também assina a tradução do texto, antecipa que o cenário de um espaço sufocante, sem janelas, acentua o clima asfixiante da peça.
A montagem brasileira tem algumas particularidades. Uma delas é um sorteio, no qual o público decide em cena que ator fará qual personagem naquela noite (leia texto nesta página). ''Temos seis espetáculos, seis formações possíveis'', diz David. ''As pessoas voltam mais vezes para ver o espetáculo com outra formação e descobrir novas nuances, tempos diferentes''.
Os atores estão viajando com essa montagem há quatro anos. Já percorreram vários festivais brasileiros e ainda chegaram a Paris, na França, onde participaram de um Festival de Língua Portuguesa.
Serviço:
- ''Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços'' Espetáculo da Cia. Carioca (RJ). Texto: Matei Visniec. Tradução: Alexandre David. Direção: André Paes Leme. Ambientação cênica: Renato Machado e André Paes Leme. Iluminação: Renato Machado. Figurino: Luciana Maia. Adereços e programação visual: Carlos Alberto Nunes. Música e direção musical: Lucas Ciavatta. Direção de movimento: Helena Varvaki. Duração: 1h20.
Leia mais sobre o festival na página 3.


