Curitiba - Um bom texto, bons atores, um diretor talentoso e pouco dinheiro para produção. Se a realidade do grupo é essa, mas a peça escolhida pede uma produção grandiosa, a saída pode ser alugar cenários e figurinos. A empresária curitibana Shirley Ethel, da Bastidores Produções, garante que a alternativa pode reduzir em até 80% o custo da montagem teatral. Para atender a demanda do público, formado principalmente por produtores de figurinos e cenários utilizados no teatro e no vídeo, a Bastidores montou uma central de produção reunindo cerca de 10 mil peças de roupas, das décadas de 20 a 90, além de acessórios de época como sapatos, bolsas e óculos.
Shirlei, que trabalha há mais de dez anos na área, conta que essa tem sido a opção de cada vez mais produtores de teatro e cinema. Durante o Festival de Teatro de Curitiba, por exemplo, a demanda da Bastidores chega a aumentar em 30%. ''Muitos grupos de fora não tem como trazer um cenário muito grande ou um figurino elaborado. A saída é alugar'', diz. A empresária é também responsável por criar e executar projetos de cenografia e figurinos. Executou, por exemplo, o cenário do premiado espetáculo ''Volta ao dia'', dirigido por Márcio Abreu.
''Muito do que está aqui (na produtora) foi criado para um fim específico, mas a gente guarda e recicla para outros espetáculos ou eventos. O acervo foi surgindo assim''. No acervo dos cenários, por exemplo, é possível encontrar luminárias japonesas, balcões gigantes e até papel que imita pedra, criado para ser utilizado em uma produção, mas que, para surpresa da empresária teve bastante procura posterior. ''Nunca imaginei que a gente poderia alugar papel, mas o material já foi locado umas cinco vezes.''
A empresária revela que o material utilizado no teatro tem um diferencial. ''As roupas precisam ser criadas de acordo com o espetáculo. Se o personagem cai muito, o tecido precisa ser reforçado. Já as roupas de época precisam ser réplicas, pois têm que ser lavadas constantemente e também dar possibilidade de movimentação'', explica.
A Bastidores reúne figurinos que vão desde um quimono original, com mais de 200 anos, até peças e réplicas de roupas antigas. Enquanto a execução de cada figurino teatral, num espétáculo ambientado no século 18, por exemplo, pode chegar a R$ 1,5 mil, o aluguel da mesma roupa pode chegar a uma diária de R$ 100,00. ''Mas fazemos pacotes para as produções e a diária pode ficar até mais barata'', conta Shirley.
Quando o asunto é cenário, o Mercado das Pulgas, especializado na venda de móveis antigos, também está investindo na locação para as produções teatrais. No mercado, é possível encontrar desde cenários completos até peças que são verdadeiras relíquias. Durante o Festival de Teatro, um grupo decidiu encenar o espetáculo no próprio Mercado das Pulgas, tamanha a riqueza e excentricidade do material exposto. A Cia Curitibana de Comédias encena no local a montagem ''Suspense', dos dias 17 a 23 de março. O Festival de Teatro começa no próximo dia 17, reunindo mais de 200 espetáculos na mostra oficial e nos eventos paralelos. Os ingressos estão à venda no Shopping Estação, em Curitiba.
Serviço:
- Bastidores Produções, aluguel de roupas e cenários para teatro, cinema e eventos. Rua Simão Bolivar, 1653, (41) 363 4331. Mercado das Pulgas, locação de cenário e peças antigas. Rua Brasílio Itiberê, 3910. (41) 342 5673.

mockup