O grupo Estrullini Teatro na Divaca leva, hoje e amanhã, o espetáculo ''Precioso Amor'' para espaços públicos de Londrina, dando sequência a uma série de apresentações em diversos pontos da cidade. Com elenco formado pelos atores Ana Cristina Pilchowski, Rosane Brandão, Ed Sombrio e Vera Pilchowski, o grupo se apresentará hoje, às 18h30, na Concha Acústica (Projeto Sexta na Concha da Secretaria Municipal da Cultura) e amanhã, às 11 horas, no Calçadão (em frente ao coreto).
O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada de 1999 até outubro de 2000, quando ocorreu a estréia. A trupe criou um espetáculo de rua baseado na comédia ''Preciosas Ridículas'', do francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière. Os integrantes do grupo estudaram vida e obra do dramaturgo e fizeram pesquisas sobre a França no século XVII, teatro de rua e Commedia dell'Arte. No processo, a Estrullini optou por criar dramaturgia e direção coletivas.
A montagem londrinense apresenta duas tramas paralelas. Na adaptação, a ''famosa'' Companhie Téatrale Française Estrullini Teatro na Divaca chega ao Brasil para uma apresentação, após a morte de Molière, com seus quatro últimos integrantes. Estes irão encenar a história de três mulheres com visões diferentes do casamento: a jovem e ambiciosa Polixene exige um pretendente bonito e inteligente; a romântica Beatrice almeja duelos e olhares apaixonados do pretendente, e solteirona Ninon, avessa ao casamento, acaba encontrando um ''noivo'' que tenta conquistá-la. Decepções amorosas permeiam a encenação e o desfecho fica por conta das surpresas de Molière.
''Precioso Amor'' tem circulado por várias regiões de Londrina através do projeto ''O Precioso Teatro é para Todos'', aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, prevendo 20 apresentações até o final do ano. O trabalho tem parcerias com a APEART (Associação Projeto de Educação do Assalariado Rural) e o programa Rede da Cidadania.
Serviço:
''Precioso Amor'', livre adaptação de ''Preciosas Ridículas'', Molière. Com o grupo Estrullini Teatro na Divaca. Hoje, às 18h30, na Concha Acústica (Praça 1º de Maio), e amanhã, às 11 horas, no Calçadão de Londrina (em frente ao Coreto). Autoria: Ana Cristina Pilchowski, Camila Prietto, Ed Sombrio, Vera Lucia Pilchowski. Direção, criação coletiva e pesquisa: Estrullini. Elenco: Ana Cristina Pilchowski, Rosane Brandão, Ed Sombrio e Vera Pilchowski. Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Apoio: DI Fotografia.

mockup