TEATRO - Comédia de costumes para o público jovem
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de setembro de 2006
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Todo dia é dia de teatro, inclusive as segundas-feiras. Talvez por isso, o Núcleo de Pesquisa Teatral do Sesc-Londrina tenha apostado no dia mais odiado por Garfield, ignorando o risco de ver as poltronas vazias durante a temporada de seu espetáculo ''À Vista com Juros''.
O espetáculo estréia na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Sesc-Centro (R. Fernando de Noronha, 264) permanecendo em cartaz sempre às segundas até o dia 27 de novembro. ''À Vista com Juros'' é um texto inédito do escritor Domingos Pellegrini. ''Ele nos procurou e queria saber se tínhamos interesse em montar a peça. Depois fez uma leitura para o grupo, que se entusiasmou com o enredo. Foi um presente do autor'' - conta o diretor Alexandre Simioni.
O espetáculo, dirigido ao público jovem, narra a história de um jovem recém-formado em Economia e desempregado (Divoney), que vê no contrabando de drogas uma possibilidade de melhorar sua vida. Ele mora com seus avós paternos e, junto com a namorada, tenta usar o benefício do empréstimo para aposentados com desconto em folha de pagamento com o objetivo de comprar drogas.
Mas sua avó descobre o seu plano e de forma criativa muda o destino de todos os personagens da história. ''O texto tem o formato de uma comédia de costumes, muito próximo ao estilo de Martins Pena. A comédia de costumes (em geral, de um ato apenas) era a única espécie teatral que se adaptava às circunstâncias históricas do Brasil, na primeira metade do século XIX. O texto de Pellegrini fala um pouco da sociedade atual'' - explica o diretor.
Alexandre criou o Núcleo de Pesquisa Teatral em fevereiro desse ano. Antes trabalhava na unidade do SESC-Aeroporto onde ministrava oficinas e dirigia montagens resultantes desses cursos. Agora, à frente do Núcleo, pretende desenvolver pesquisas de carpintaria teatral proporcionando uma continuidade na formação de jovens que tenham feito cursos de iniciação ou sejam recém-formados em artes cênicas.
''A proposta é ser um curso avançado, dando possiblidades de experimentação cênica e compondo espetáculos com textos clássicos, da nova dramaturgia ou ainda a partir de improvisações e pesquisas corporais'' - completa ele. O elenco da peça de estréia do Núcleo traz os atores Sergio Mello, Pedro Rodrigues, Letícia Bombo, Maria Clara Martins e Deise Lílian Resende. Os cenários e figurinos são de Yuka Toyama e a trilha sonora de André Martins. A entrada é franca.
Serviço:
- Segunda-feira (dia 02 de outubro): Peça ''À Vista com Juros'', com o Núcleo Teatral do Sesc. Texto: Domingos Pellegrini. Direção: Alexandre Simioni. Horário: 20 horas. Local: Sesc (R. Fernando de Noronha, 264), em Londrina. O espetáculo fica em cartaz todas as segundas feiras até o dia 27 de novembro, sempre com entrada franca.


