SÃO PAULO, SP - Taylor Swift não vai mencionar a morte de Ana Clara Benevides nas suas próximas apresentações no Brasil. A cantora se pronunciou sobre o caso, ocorrido nesta sexta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio, em sua conta no Instagram.

De acordo com a artista, a razão para evitar o assunto na turnê é porque ela tem dificuldades para processar uma morte. "Eu não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto sobrecarregada com o luto, só ao tentar falar sobre isso", afirmou na rede social.

A cantora ainda lamentou a morte de Ana Clara, que sofreu uma parada cardiorrespiratória logo no começo da apresentação. "O que eu quero dizer agora é que sinto muitíssimo pela perda e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que se quer pensei quando decidi trazer esta turnê ao Brasil."

Ela ainda reconheceu a idade da fã, que morreu com 23 anos. "Tenho pouquíssimas informações, mas sei que, de fato, ela era incrivelmente bonita e muito nova."

Ana Clara Benevides passou mal pouco antes do início da apresentação. Ela foi levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde teve o óbito constatado após uma parada cardiorrespiratória.

Cerca de 60 mil pessoas estavam presentes no evento. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, ao menos mil delas desmaiaram após passarem mal devido ao calor intenso. A corporação informou que a sensação térmica no local chegou a 60ºC.

Em comunicado à imprensa, a Tickets For Fun, empresa responsável pelos shows da cantora no país, lamentou a morte, mas não se pronunciou sobre a questão da temperatura no estádio.

Procon notifica produtora de Taylor Swift e empresa muda protocolo para shows no Rio

O Procon-RJ notificou a produtora Time For Fun (T4F) neste sábado (18) para que a empresa libere água gratuita e reforce a cobertura para fãs durante os outros dois shows da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro neste fim de semana.

O fato ocorre após a morte da estudante Ana Benevides durante a apresentação da última sexta (17), após ela passar mal devido ao forte calor na capital fluminense.

A notificação foi confirmada pelo governo do Rio à reportagem. Em nota, a T4F confirmou que fará o reforço em medidas discutidas junto com o poder público. Uma delas é o reforço de seis caminhões que vão jogar água nos fãs que estarão no estádio Nilton Santos para acompanhar a americana.

"Mais ambulâncias dos Bombeiros disponibilizadas nos arredores do Engenhão, para atender ocorrências. Seis caminhões jogarão água nos fãs para diminuir o calor", diz o governo do Rio em nota.

Já a T4F não comentou as cobranças que recebeu do poder público, e até do Ministério Público, que vai investigar a conduta. A empresa fala que liberará a entrada de garrafas de água lacradas.

"Será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência de os itens serem lacrados segue recomendações de segurança", diz a T4F.

"Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio", afirmou a produtora de Taylor Swift.

"O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 08 ambulâncias e 08 UTIs móveis", concluiu a nota.

(Gabriel Vaquer/ Folhapress)