Tarantino empresta o nome para terror de baixa qualidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de agosto de 1999
Por Luiz Carlos Merten 
São Paulo, 12 (AE) - Atenção para o ditado famoso: "Diz-me com quem andas e eu te direi quem és." Quentin Tarantino realizou dois dos filmes mais marcantes dos anos 90 ("Cães de Aluguel" e "Pulp Fiction - Tempo de Violência") e amadureceu ainda mais como autor ao fazer o belo "Jackie Brown", mas infelizmente se ligou ao mexicano-americano Robert Rodriguez para uma série de fantasias inconsequentes que ainda vão acabar com sua carreira. Individualmente talentosos (o próprio Rodriguez fez "El Mariachi"), eles criaram juntos uma terceira personalidade totalmente viciada na cultura trash. Fizeram "Um Drink no Inferno", tão cultuado que originou um documentário, "Boggie till Dusk", de Sarah Kelley, exibido há dois anos no Festival de Veneza. Está chegando agora ao vídeo o número 2 do filme original.
"Um Drink no Inferno 2 - Texas Sangrento" vai estacionar diretamente nas locadoras, sem passar antes pelos cinemas. O filme da Miramax, que a Lumire distribui por meio da Paris, começa a ser vendido amanhã. Deve chegar às lojas no próximo fim de semana. É daqueles filmes que fazem propaganda enganosa. Ostenta bem grandes na capinha os nomes de Tarantino e Rodriguez. Com lupa, na própria capinha, o espectador descobre que o diretor é um certo Scott Spiegel.
Esse senhor dificilmente vai entrar para a história do cinema, mas quem gostou do terror Z do primeiro filme poderá continuar divertindo-se bastante. Alguns atores vêm do filme antigo - saltam dos papéis secundários para os de protagonistas. Nada de George Clooney e Salma Hayek.
A trama é centrada agora em Robert Patrick, que fez o robô líquido de "O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final". Ele é cooptado a participar de um assalto a banco no Texas. Entra em cena o vampiro que vai transformando um a um os integrantes do bando em sugadores de sangue. Ainda totalmente humano, o último dos assaltantes (Patrick) une-se ao xerife que, no começo, é seu inimigo para juntos enfrentarem as forças do mal.
Hitchcock - É um filme cheio de acrobacias e efeitos especiais. Fica imperdível por conta de uma cena. Naturalmente que todo mundo conhece o célebre assassinato de Marion Crane na ducha em Psicose, de Alfred Hitchcock. É um dos filmes mais imitados de todos os tempos. A referida cena com Janet Leigh virou obsessão para diretores como Brian De Palma. Talvez por influência dos "consultores artísticos" Tarantino e Rodriguez, o diretor Spiegel também bebe na fonte de Hitchcock em "Um Drink no Inferno 2". Depois de fazer sexo com o assaltante, a prostituta mexicana vai tomar banho. Entra no chuveiro com ela o vampiro, metamorfoseado em morcego. O que se segue é puro pastiche de Hitchcock. O mestre, cujo centenário de nascimento se comemora amanhã, seria o primeiro a achar o ataque do morcego um plágio divertido.
Serviço - "Um Drink no Inferno 2 Texas Sangrento". EUA, 1999. Direção de Scott Spiegel. Distribuição Paris. 96 min.


