Campinas, no interior paulista, será um dos palcos do evento ‘‘Tambores pela Paz’’, que ocorre simultaneamente em 40 países da Europa, da África, na Índia, no Equador e no Brasil. No Sesc Campinas, os tambores começam a tocar hoje e seguem até a próxima segunda-feira.
O evento faz parte dos encontros da organização mundial Aliança e é uma ação simbólica que pretende estimular o debate sobre a paz.
A unidade do Sesc em Campinas montou uma programação que tem início com atividades no Espaço Internet. Nesse espaço, vai ser possível a interação, pela rede mundial de computadores, com grupos de percussão de todo o mundo.
Na sala de ginástica e na piscina, o aquecimento será feito ao som dos tambores, que ainda vão ganhar uma exposição interativa.
A comunicação virtual marca o evento, com proposta que se estende pelo mundo, mas não vai faltar a presença ao vivo das batidas de grupos locais.
A Casa de Cultura Tainã, em Barão Geraldo, desenvolve um trabalho de resgate das raízes culturais brasileiras. A entidade vai levar ao evento a Orquestra de Tambores de Aço, grupo de 80 jovens que funciona há dez anos, e a Nação Tainã, que desenvolve um trabalho com os instrumentos gongui, alfaia, caixas e abês.
Há ainda representantes da região, como os integrantes do projeto Tambor Menino, que vêm de Americana (28 km de Campinas). O projeto realiza um trabalho de percussão com 40 crianças com o objetivo de fortalecer a identidade afro-brasileira.
Ainda estão entre os convidados os músicos percussionistas de Campinas Lumumba, Ding Dong e Dalga Larrondo (integrante do grupo Anima).
Os artistas se apresentam a partir das 19 horas, na arena. Cada grupo ou músico apresentará seu trabalho individualmente e depois fará uma apresentação coletiva.
A Aliança é um agrupamento mundial, com pólos em diversos países, que propõe a discussão dos problemas que assolam o mundo. A principal fonte de apoio financeiro é a FPH (Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso Humano), que tem unidades na França e na Suíça.
No início dos anos 90, a Aliança organizou diversos encontros. Em 1993, como resultado do processo, foi concluído um documento intitulado ‘‘Plataforma por um Mundo Responsável e Solidário’’.

mockup