TALENTO MUSICAL - Sob os arcos da LAPA
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de outubro de 2007
Giovana Kindlein<br> Editora da Folha2 
A fama do seu nome cresce dia-a-dia e voa pelas bocas de todos. Elogiada por Paulinho da Viola e Beth Carvalho, a intérprete e compositora de samba carioca Teresa Cristina é a mais nova aposta da poderosa Emi, a gravadora de importantes nomes nacionais e internacionais. O novo CD ''Delicada'' é uma alegre surpresa entre as mesmices e velharias batidas que circulam pelas rádios, no Norte do Paraná.
Dá para entender o alto investimento que a multinacional fez na artista. Ela caiu nas graças do público e da crítica quando fez o CD duplo ''A Música de Paulinho da Viola - Volumes I e II'' - um tributo ao cantor que completou 60 anos em novembro de 2002. Na época, chegou a ser apelidada de Paulinho da Viola de saias. O disco rendeu a ela o Prêmio Tim na categoria de ''Cantora Revelação'' e a indicação ao Grammy Latino de Melhor CD de Samba de 2003.
Quase desconhecida no Sul do País, a sambista de voz firme e encorpada ganhou uma apurada produção em ''Delicada'', o quarto CD de sua carreira e que foi lançado há poucos dias pela Emi. Os três CDs anteriores foram gravados com o selo DeckDisc. Ela própria reconhece a amplitude que está recebendo com a distribuição do disco por todo o Brasil. ''Quero chegar aonde nunca cheguei'', diz a ex-atendente de licenciamento de veículos do Detran do Rio de Janeiro até bem pouco tempo. A importância de estar numa grande gravadora, segundo Teresa Cristina, é o poder de espalhar CDs e fazer com que um maior número de pessoas possa fazer juízo de valor sobre o seu trabalho.
Em Londrina ela nunca esteve. No Paraná, só em Curitiba, em 2003, quando fez show de lançamento do seu primeiro CD. Teresa Cristina voltou a Curitiba ao Teatro do SESC com Dona Ivone Lara, na Série Sambacana em 2005. A cantora e o grupo Semente, além de músicos convidados, mostraram o repertório do terceiro CD ''O mundo é meu lugar - Ao vivo (em CD e DVD)'', gravado no Teatro Municipal de Niterói, em 2005. ''Ficou aquele gostinho de querer voltar'', assevera.
Agora, com mais força, a cantora que fez ressurgir o samba de boemia da Lapa, mostra ''Delicada'' em 14 canções. Nove são belas regravações como ''Nem ouro, nem Prata'', de Ruy Maurity, Julio do Nascimento, José Jorge e Olívia S. de Carvalho, aquela antiga ...''Eu vi chover, eu vi relampear / Mas mesmo assim o céu estava azul'', vinil gravado pela Som Livre em 1976, e ''Gema'', de Caetano Veloso, do disco ''Outras Palavras'', lançado em 1981. Para quem não se lembra é aquela ''Brilhante, ê / De noite dentro da mata / Na escuridão, luz exata, vejo você'', e o samba menos conhecido ainda ''A Gente Esquece'', de Paulinho da Viola, retirado do disco do compositor lançado em 1968. Uma das frases diz: ''A gente canta até na hora de sofrer''. Teresa Cristina resume: ''É um samba triste, cadenciado, um samba de partido-alto''.
Mas ''Delicadeza'' vem com impetuosidade nas cinco músicas de sua autoria.''Cantar é vestir-se com a voz que se tem'', explica ela em ''Cantar''. O trabalho autoral conta ainda com''Fim de Romance'', ''Senhora das Águas'', ''Saudade de Você'' e ''Delicada''.
A compositora é criteriosa: ''Quando você canta, é o seu DNA, é o seu timbre, é a sua boca, é a sua entonação, enfim é o seu gosto musical que você está mostrando. O artista dá o melhor de si quando canta'', defende. Sua estréia como compositora aconteceu em 2004, quando ainda estava na gravadora Deckdisc, com o segundo CD ''A Vida Me Fez Assim''.
Para Teresa Cristina, a música coloca as pessoas em um lugar encantado. Portanto, quem quiser ouvir ''Delicada'', o CD custa em média R$ 25,00. Quem preferir ver o trabalho dela de perto, a sambista está em cartaz desde quinta-feira até o dia 14 no Teatro Fecap, em São Paulo. Os espetáculos ocorrem de quinta a domingo, e às quintas-feiras têm preço popular com ingresso a R$ 10,00.
Na temporada que faz em São Paulo, Teresa Cristina agrega ainda ''O Samba é Meu Dom'', de Wilson das Neves com Paulo César Pinheiro, e ''A Borboleta e o Passarinho'', registrado no disco anterior ''O Mundo é Meu Lugar - Ao vivo''. Depois de São Paulo, ela segue para a Itália, onde têm dois shows agendados.


