O trabalho de uma cultura milenar japonesa apresentado por afrodescendentes que tocam taikô é um dos destaques da programação do próximo domingo (1) no Londrina Norte Shopping. A iniciativa faz parte das atividades da feira itinerante Londrina Criativa, que estará com diversos expositores no empreendimento no sábado (31), das 10h às 22h, e domingo (1º), das 11h às 20h. A apresentação do grupo Yoake Daiko, do Instituto União para a Vitória, integra a agenda de domingo, a partir das 14h, com diversos outros grupos e apresentações até por volta de 19h, todas gratuitas e abertas ao público.

“O Instituto União para a Vitória, que atua no desenvolvimento de crianças e adolescentes há 24 anos desenvolve atividades socioeducativas, culturais, esportivas e artísticas. Uma delas é o taikô, com o grupo Yoake Daiko, há 13 anos, com o objetivo de desenvolver, através da música, respeito, concentração, coletividade, responsabilidade, união e força”, explica Patricia Rodrigues, coordenadora pedagógica do instituto.

Hoje são atendidos 350 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em horário de contraturno escolar através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Prefeitura de Londrina.

O grupo Yoake Daiko é liderado pelo educador Fernando Kuniyoshi. Desde o início, há mais de uma década, o instituto recebeu a doação dos primeiros instrumentos feitos por Kimiko Yoshii.

Durante a apresentação do grupo Yoake Daiko, haverá uma breve demonstração do trabalho realizado nas oficinas, com a apresentação de três músicas. Também faz parte da programação artística a cerimônia chinesa da dança do leão, com a Associação Punhos Unidos (14h); apresentação de Aikido, com o grupo Aikidojo Shihan Kawai de Londrina (15h); Coral da ACEL (17h15); e apresentações de Obon Odori com o grupo da Acel e com o grupo Djukyu Kumi (18h15).

mockup